SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de: Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e WallonRepresentações sociais de licenciandos acerca da Prática como Componente Curricular na formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

TARDIN, Heitor Perrud  e  ROMERO, Luiz Rogério. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7342.  Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/educ.form.v7.e7342.

O Programa Residência Pedagógica se apresenta nos últimos anos como uma iniciativa para contribuir com a formação inicial, principalmente promovendo a prática e o contato dos licenciandos com seu futuro local de trabalho e professores atuantes. No entanto, o grave cenário pandêmico causado pela Covid-19 influenciou o cenário educacional em proporções globais e, com isso, a formação prática foi prejudicada. Possui como objetivo analisar as contribuições do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica 2021 para a formação profissional dos residentes, além de descrever sobre os avanços e retrocessos em relação às mudanças do novo edital, considerando os efeitos da Pandemia de Covid-19 dentro desse processo. Conclui-se que, apesar dos obstáculos impostos, o Programa foi crucial para os residentes, pois o contato direto (mesmo que remoto) com os preceptores foi essencial para expandirem seu “repertório de saberes” e se prepararem para o futuro. Outro ponto destacado foi a troca de experiências entre os pares, colaborando para a solução de problemas envolvendo aulas a distância e socialização de saberes.

Palavras-chave : Residência Pedagógica; formação de professores; pandemia Covid-19; prática docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )