SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Classe experimental secundária do Colégio Santa Cruz pelas memórias do ex-aluno Henrique Lindberg Neto (1959-1962)Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

PINEIRO, Claudio Alejandro Barrientos; MENDEZ, Marcela Carmen Campos  e  GUEVARA, Oruam Cadex Marichal. Competências de gestão, participação dos pais em escolas primárias de Chiloé, Chile. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7630.  Epub 28-Jun-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7630.

Mostram-se as principais conclusões a respeito de um valioso conhecimento que surge de um estudo focado nas competências gerenciais que os diretores possuem e mobilizam para promover a participação dos pais nas escolas primárias da província de Chiloé, no Chile. São expostas concepções e avaliações sobre a participação parental, práticas e estratégias que mobilizam dirigentes, atividades e níveis de participação e elementos do contexto que favorecem e dificultam essa participação. Utilizaram-se uma abordagem qualitativa do paradigma interpretativo e uma metodologia de Estudo de Caso de orientação descritiva, que, portanto, resultou em um estudo indutivo/dedutivo. A análise da informação permitiu obter conclusões sobre a importância decisiva do papel diretivo e da liderança para trabalhar em conjunto com os pais para potenciar a formação e aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave : gestão escolar; competências; práticas gerenciais; participação pedagógica; liderança educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )