SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Teacher training from the/in the field: the protagonism of the Rural Teachers Training Program (Formacampo)Hybrid teaching in deaf education during the pandemic: training challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SILVA, Wender Antônio da  and  COSTA, Fernando Albuquerque. As competências digitais na formação inicial de professores em Portugal. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8180.  Epub Dec 02, 2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8180.

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores de três universidades públicas portuguesas, tendo como metodologia a análise documental realizada nos materiais disponíveis em seus portais na web, onde busca-se entender, em contexto curricular, como as tecnologias digitais estão sendo abordadas no sentido de permitir aos futuros professores desenvolverem as competências necessárias para a sua integração na sala de aula. Para isso, estabeleceram-se parâmetros para a realização da análise, em que se verificam a existência de disciplinas específicas e a presença de temas relacionados às tecnologias digitais nos conteúdos programáticos e nos métodos de ensino das demais unidades curriculares. Os resultados apontam para a utilização de metodologias diferentes em cada instituição de ensino, mas que, de certa forma, estão em conformidade com as orientações da União Europeia e do Programa Nacional de Reformas de Portugal em relação ao desenvolvimento das competências digitais.

Keywords : competências digitais; formação inicial de professores; matriz curricular..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )