SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Teachers’ predispositions toward playful learning: implications for teacher trainingInstructional design of Mathematics and Language Integrated Learning (MLIL) for future Mathematics teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

FIGUEIRA, Larissa Fonseca  and  DOROTEA, Nuno. Competência digital: DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8332.  Epub Dec 02, 2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332.

Este artigo tem por objetivo analisar as competências digitais autopercepcionadas de 15 professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de educação do estado do Paraná, no Brasil, a partir de uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados. Realizou-se um diagnóstico das competências digitais dos educadores através da ferramenta Check-In, sendo depois ofertada uma formação específica com o intuito de suprir as suas dificuldades desenvolvendo as competências digitais com maior nível de fragilidade da área de avaliação da aprendizagem. Para compreender se esta competência e as demais competências melhoraram após a conclusão da formação, aplicou-se novamente a ferramenta de diagnóstico Check-In. Os resultados revelaram que os educadores ainda estão explorando as potencialidades da tecnologia, especialmente na área da avaliação, apresentando níveis baixos nesta competência digital, sendo verificado que, após a formação, houve melhoras nessas competências específicas e também no nível global de competência.

Keywords : competência digital; DigCompEdu; formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )