SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Predisposiciones del profesorado sobre el aprendizaje lúdico: implicaciones para la formación docenteDiseño instruccional de Aprendizaje Integrado de Matemáticas y Lenguaje (MLIL) para futuros profesores de Matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

FIGUEIRA, Larissa Fonseca  y  DOROTEA, Nuno. Competência digital: DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8332.  Epub 02-Dic-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332.

Este artigo tem por objetivo analisar as competências digitais autopercepcionadas de 15 professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de educação do estado do Paraná, no Brasil, a partir de uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados. Realizou-se um diagnóstico das competências digitais dos educadores através da ferramenta Check-In, sendo depois ofertada uma formação específica com o intuito de suprir as suas dificuldades desenvolvendo as competências digitais com maior nível de fragilidade da área de avaliação da aprendizagem. Para compreender se esta competência e as demais competências melhoraram após a conclusão da formação, aplicou-se novamente a ferramenta de diagnóstico Check-In. Os resultados revelaram que os educadores ainda estão explorando as potencialidades da tecnologia, especialmente na área da avaliação, apresentando níveis baixos nesta competência digital, sendo verificado que, após a formação, houve melhoras nessas competências específicas e também no nível global de competência.

Palabras clave : competência digital; DigCompEdu; formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )