SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Diseño instruccional de Aprendizaje Integrado de Matemáticas y Lenguaje (MLIL) para futuros profesores de MatemáticasLa pasantía docente en el proceso de construcción de la identidad profesional de los estudiantes de posgrado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

QUIROGA, Fernando Lionel. Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8573.  Epub 02-Dic-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8573.

Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-se a questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer / Universidade Federal de São Paulo. Entrevistaram-se seis alunos/adolescentes e quatro professores. O objetivo deste estudo consistiu em subsidiar elementos para o debate acerca da formação de professores a partir de uma problematização da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar. Os resultados apontam uma vasta possibilidade interpretativa à luz do pensamento das sociedades contemporâneas. Destacam-se, especialmente, os sentidos que se depreendem da escola regular em contraste ao modelo da escola móvel. Conclui-se que a experiência da escola móvel contribui para restituir o sentido essencial da escolarização: um sentido da aprendizagem que se vincula ao da vitalidade.

Palabras clave : classe hospitalar; adolescente; escola; formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )