SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Design instrucional de Aprendizagem Integrada de Matemática e Línguas (MLIL) para futuros professores de MatemáticaO estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

QUIROGA, Fernando Lionel. Produção de sentidos acerca da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8573.  Epub 02-Dez-2022. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8573.

Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-se a questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer / Universidade Federal de São Paulo. Entrevistaram-se seis alunos/adolescentes e quatro professores. O objetivo deste estudo consistiu em subsidiar elementos para o debate acerca da formação de professores a partir de uma problematização da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar. Os resultados apontam uma vasta possibilidade interpretativa à luz do pensamento das sociedades contemporâneas. Destacam-se, especialmente, os sentidos que se depreendem da escola regular em contraste ao modelo da escola móvel. Conclui-se que a experiência da escola móvel contribui para restituir o sentido essencial da escolarização: um sentido da aprendizagem que se vincula ao da vitalidade.

Palavras-chave : classe hospitalar; adolescente; escola; formação de professores..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )