SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Production of meanings about the teacher-student experience in the context of hospital classroom (mobile school) and its contributions to teacher trainingApplied theatre in higher education: an innovative project for the initial training of educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

GUIMARAES, Maria da Cruz Santos  and  COSTA, Elisangela André da Silva. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e4853.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.4853.

O estudo visou compreender as potencialidades do estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos em Educação a partir de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa. Os principais aportes teóricos utilizados foram Cavalcante (2014), Melo (2018), Pimenta e Anastasiou (2008), sobre formação de professores de ensino superior, e Costa (2014), Nóvoa (1992, 2017) e Pimenta e Lima (2017), estabelecendo relações entre estágio, docência e construção da identidade profissional. Como estratégia de aproximação com a realidade, sete pós-graduandos stricto sensu em Educação responderam ao questionário via Google Forms. Concluiu-se que o estágio permite o conhecimento das especificidades que marcam os processos de ensino e aprendizagem no ensino superior, constituindo-se em espaço propício de formação didático-pedagógico para pós-graduandos, desde que desenvolvido numa perspectiva crítico-reflexiva e colaborativa entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e de aprender a profissão.

Keywords : Estágio; Docência; Formação de Professores; Identidade Profissional; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )