SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7The teaching internship in the process of building the professional identity of graduate studentsEmotional exhaustion in Peruvian university students in the context of the Covid-19 pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

MORAL-BARRIGUETE, Cristina del  and  GUIJARRO, Belén Massó. Teatro aplicado no ensino superior: um projeto inovador para a formação inicial de educadores. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e5528.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.e5528.

O drama apresenta múltiplas possibilidades para promover e melhorar as habilidades de comunicação, literária e emocional em futuros educadores. O teatro e a dramatização têm um impacto direto na afetividade, provocando um aprendizado verdadeiramente significativo com capacidade de transformação dentro de um ambiente lúdico. Neste artigo, apresenta-se o desenho de uma proposta inovadora no contexto universitário, que introduz o teatro como estratégia educacional nos quatro bacharelados ministrados na Faculdade de Educação (Educação Pré-Escolar, Educação Primária, Educação Social e Pedagogia) da Universidade de Granada (Espanha). Este projeto é implementado por uma equipe interdisciplinar composta por especialistas em Educação e Dramaturgia. O ponto de partida para este trabalho emerge da confiança no potencial da educação e comunicação através das palavras e também através das artes. O objetivo fundamental é desenvolver novas competências curriculares nos estudantes participantes que possam ser essenciais para transformar a sociedade atual em crise. Os resultados deste projeto ajudariam a alcançar uma educação linguístico-literária plena, criativa e emocional, ajudada pelo impulso e animação à leitura de textos literários, filosóficos e sociais, ao mesmo tempo que mostrariam compromisso com a sociedade complexa e diversificada de hoje.

Keywords : Teatro Aplicado; Teatro em Educação; Inovação Educacional; Universidade; Competências Curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )