SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7El teatro aplicado en la enseñanza superior: un proyecto innovador para la formación inicial de los educadoresDiálogos entre educación, ciudad y patrimonio: investigando la producción científica brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

ARAOZ, Edwin Gustavo Estrada  y  RAMOS, Néstor Antonio Gallegos. Cansaço emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia de Covid-19. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e6759.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6759.

A presente pesquisa teve como objetivo descrever o esgotamento emocional de estudantes universitários peruanos da carreira profissional de Educação no contexto da pandemia de Covid-19. A abordagem foi quantitativa; o desenho, não experimental; e o tipo descritivo, transversal. A amostra foi composta por 232 alunos, aos quais foi aplicada a Escala de Esgotamento Emocional (2007), instrumento com níveis adequados de confiabilidade e validade. De acordo com os resultados, a maioria dos estudantes apresentou níveis elevados de esgotamento emocional e verificou-se que a prevalência desta variável foi significativamente associada ao sexo e faixa etária dos alunos (p <0,05). Concluiu-se que é necessário que a área de Psicopedagogia da universidade realize a detecção oportuna dos alunos que sofrem de esgotamento emocional para que recuperem o seu bem-estar psicológico e aplique programas preventivos para reduzir a prevalência desse fenômeno.

Palabras clave : esgotamento emocional; estudantes; formação universitária; Covid-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )