SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Teatro aplicado no ensino superior: um projeto inovador para a formação inicial de educadoresDiálogos entre educação, cidade e patrimônio: investigando produções científicas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ARAOZ, Edwin Gustavo Estrada  e  RAMOS, Néstor Antonio Gallegos. Cansaço emocional em estudantes universitários peruanos no contexto da pandemia de Covid-19. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e6759.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6759.

A presente pesquisa teve como objetivo descrever o esgotamento emocional de estudantes universitários peruanos da carreira profissional de Educação no contexto da pandemia de Covid-19. A abordagem foi quantitativa; o desenho, não experimental; e o tipo descritivo, transversal. A amostra foi composta por 232 alunos, aos quais foi aplicada a Escala de Esgotamento Emocional (2007), instrumento com níveis adequados de confiabilidade e validade. De acordo com os resultados, a maioria dos estudantes apresentou níveis elevados de esgotamento emocional e verificou-se que a prevalência desta variável foi significativamente associada ao sexo e faixa etária dos alunos (p <0,05). Concluiu-se que é necessário que a área de Psicopedagogia da universidade realize a detecção oportuna dos alunos que sofrem de esgotamento emocional para que recuperem o seu bem-estar psicológico e aplique programas preventivos para reduzir a prevalência desse fenômeno.

Palavras-chave : esgotamento emocional; estudantes; formação universitária; Covid-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )