SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Dialogues between education, city and heritage: investigating Brazilian scientific productionThe schools inspections/schools external evaluations: effects on school institutions described in articles published since 2016 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

PINKOVETSKAIA, Iuliia. Desenvolvimento do ensino superior nas regiões da Rússia: o número de pessoal científico e pedagógico. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e6803.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6803.

O estudo foi dedicado à avaliação de indicadores que caracterizam o número e a estrutura do pessoal científico e pedagógico de universidades e outras instituições de ensino superior nas regiões da Rússia. Esses indicadores foram o número de professores que trabalham em instituições de ensino superior por mil residentes e por cem estudantes, a proporção de professores e professores associados no número total de professores. O estudo utilizou informações estatísticas oficiais sobre 82 regiões da Rússia. Usaram-se funções de densidade de distribuição normal como modelos. O estudo constatou que, em média, por mil residentes, pouco mais de um membro do corpo docente trabalhava em organizações de ensino superior. Está provado que, em média, um em cada sete professores em todas as regiões ocupou o cargo de professor. Aproximadamente dois terços de todos os professores ocupavam cargos de professor assistente, com cem alunos representando cinco professores.

Keywords : Ensino Superior; Número de Professores; Número de Alunos; Regiões da Rússia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )