SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Diálogos entre educação, cidade e patrimônio: investigando produções científicas brasileirasAs inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

PINKOVETSKAIA, Iuliia. Desenvolvimento do ensino superior nas regiões da Rússia: o número de pessoal científico e pedagógico. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e6803.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.6803.

O estudo foi dedicado à avaliação de indicadores que caracterizam o número e a estrutura do pessoal científico e pedagógico de universidades e outras instituições de ensino superior nas regiões da Rússia. Esses indicadores foram o número de professores que trabalham em instituições de ensino superior por mil residentes e por cem estudantes, a proporção de professores e professores associados no número total de professores. O estudo utilizou informações estatísticas oficiais sobre 82 regiões da Rússia. Usaram-se funções de densidade de distribuição normal como modelos. O estudo constatou que, em média, por mil residentes, pouco mais de um membro do corpo docente trabalhava em organizações de ensino superior. Está provado que, em média, um em cada sete professores em todas as regiões ocupou o cargo de professor. Aproximadamente dois terços de todos os professores ocupavam cargos de professor assistente, com cem alunos representando cinco professores.

Palavras-chave : Ensino Superior; Número de Professores; Número de Alunos; Regiões da Rússia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )