SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Desenvolvimento do ensino superior nas regiões da Rússia: o número de pessoal científico e pedagógicoA política educacional de formação de policiais militares: reverberações e caminhos a percorrer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA, António Gomes  e  BARREIRA, Carlos Manuel Folgado. As inspeções/avaliações externas de escolas: efeitos nas instituições escolares descritos em artigos publicados desde 2016. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7068.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7068.

Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática sobre os efeitos das inspeções escolares/avaliações externas de escola nas escolas, apresentados nos resultados divulgados por artigos de acesso aberto, publicados em revistas científicas, presentes nas bases de dados Web of Science e Scopus, desde 2016 até o momento (14/08/2021). Efetuaram-se pesquisas por palavras-chave, realizaram-se leituras dos títulos, resumos, palavras-chave e textos integrais e utilizou-se software de apoio. De 914 artigos iniciais, consideraram-se relevantes 14 artigos. As evidências de ocorrência de efeitos não desejados são aquelas que estão mais presentes. A realização de estudos longitudinais, envolvendo várias escolas, com utilização de grupos de controlo1, aumentará o conhecimento da ocorrência dos efeitos.

Palavras-chave : Eficácia Educacional; Avaliação Externa de Escolas; Inspeção Escolar; Efeitos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )