SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7The schools inspections/schools external evaluations: effects on school institutions described in articles published since 2016Emotion regulation strategies for university students: a systematic literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

OLIVEIRA, Sandra Schons Lemos de  and  JACONDINO, Eduardo Nunes. A política educacional de formação de policiais militares: reverberações e caminhos a percorrer. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7069.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7069.

O aumento da violência e da criminalidade gerou discussões sobre a educação policial. O estudo analisa os saberes sobre a formação da Polícia Militar no Brasil após a aprovação da Lei nº 13.675/2018. Adotou-se uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica de livros e periódicos científicos. Muniz, Tavares dos Santos e Poncioni foram referências no estudo. Também foi realizada a análise da Lei nº 13.675/2018, que criou a atual Política Nacional de Segurança Pública. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. Constata-se uma demanda crescente de redemocratização e reformulação dos processos formativos de policiais militares reforçada pela nova Política Nacional de Segurança Pública. A lei orienta a formação dos profissionais de segurança pública para atuarem de forma preventiva, a fim de superar o modelo de polícia tradicional repressivo, que demonstra ser ineficiente no combate à criminalidade e à violência.

Keywords : Polícia; Educação; Formação; Segurança Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )