SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Educational policy for training the Military Police: reverberations and paths to be followedLearning Sciences through scientific awareness texts: contributory strategies for teachers in training on the construction of environmental concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

PELLISSON, Sofia  and  BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de regulação emocional de estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7152.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7152.

As estratégias de regulação emocional podem ser ensinadas aos estudantes, contribuindo para um melhor desempenho no contexto educativo. É importante, pois, identificar se os estudantes conhecem e utilizam estratégias para regular suas emoções. Assim, o presente estudo objetivou realizar uma revisão do estado do conhecimento das pesquisas referentes às estratégias de regulação emocional de estudantes universitários, predominantemente de cursos de formação de professores. Foram analisados artigos internacionais e nacionais publicados entre 2015 e 2020 indexados nas bases de dados APA, BVS-Psi, ERIC, SciELO, Science Direct, Scopus e Redalyc. Após a aplicação dos critérios de inclusão, cinco estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que os estudantes relatam empregar diferentes estratégias para regular suas emoções. Os instrumentos empregados nas pesquisas e as variáveis associadas ao uso dessas estratégias foram também identificadas. Destaca-se a necessidade de ampliação das investigações acerca dessa temática no contexto nacional, considerando um maior número de variáveis de interesse.

Keywords : Regulação Emocional; Formação de Professores; Revisão de Literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )