SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Política educativa para la formación de policías militares: repercusiones y caminos a seguir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

PELLISSON, Sofia  y  BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de regulação emocional de estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7152.  Epub 01-Dic-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7152.

As estratégias de regulação emocional podem ser ensinadas aos estudantes, contribuindo para um melhor desempenho no contexto educativo. É importante, pois, identificar se os estudantes conhecem e utilizam estratégias para regular suas emoções. Assim, o presente estudo objetivou realizar uma revisão do estado do conhecimento das pesquisas referentes às estratégias de regulação emocional de estudantes universitários, predominantemente de cursos de formação de professores. Foram analisados artigos internacionais e nacionais publicados entre 2015 e 2020 indexados nas bases de dados APA, BVS-Psi, ERIC, SciELO, Science Direct, Scopus e Redalyc. Após a aplicação dos critérios de inclusão, cinco estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que os estudantes relatam empregar diferentes estratégias para regular suas emoções. Os instrumentos empregados nas pesquisas e as variáveis associadas ao uso dessas estratégias foram também identificadas. Destaca-se a necessidade de ampliação das investigações acerca dessa temática no contexto nacional, considerando um maior número de variáveis de interesse.

Palabras clave : Regulação Emocional; Formação de Professores; Revisão de Literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )