SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7A política educacional de formação de policiais militares: reverberações e caminhos a percorrerAprender Ciências por meio de textos de divulgação científica: estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação & Formação

versão On-line ISSN 2448-3583

Resumo

PELLISSON, Sofia  e  BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de regulação emocional de estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e7152.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7i1.7152.

As estratégias de regulação emocional podem ser ensinadas aos estudantes, contribuindo para um melhor desempenho no contexto educativo. É importante, pois, identificar se os estudantes conhecem e utilizam estratégias para regular suas emoções. Assim, o presente estudo objetivou realizar uma revisão do estado do conhecimento das pesquisas referentes às estratégias de regulação emocional de estudantes universitários, predominantemente de cursos de formação de professores. Foram analisados artigos internacionais e nacionais publicados entre 2015 e 2020 indexados nas bases de dados APA, BVS-Psi, ERIC, SciELO, Science Direct, Scopus e Redalyc. Após a aplicação dos critérios de inclusão, cinco estudos foram selecionados. Os resultados revelaram que os estudantes relatam empregar diferentes estratégias para regular suas emoções. Os instrumentos empregados nas pesquisas e as variáveis associadas ao uso dessas estratégias foram também identificadas. Destaca-se a necessidade de ampliação das investigações acerca dessa temática no contexto nacional, considerando um maior número de variáveis de interesse.

Palavras-chave : Regulação Emocional; Formação de Professores; Revisão de Literatura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )