SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Estrategias de regulación emocional de estudiantes universitarios: una revisión sistemática de la literaturaCursos de formación inicial en Pedagogía en Institutos Federales: perfil formativo de los docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

ALMEIDA, Sandra Luiza Sousa Santos de; ARAUJO, Magnólia Fernandes Florêncio de  y  SILVA, Natanael Charles da. Aprender Ciências por meio de textos de divulgação científica: estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8944.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8944.

O objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma a utilização de um texto científico pode contribuir para o entendimento de conceitos relacionados com a área ambiental no ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. A pesquisa qualitativa, descritiva e participante ocorreu em uma escola estadual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em duas turmas, divididas em um grupo de intervenção e outro de observação participativa. Os resultados mostram que o grupo de intervenção apresentou maior quantidade de conceitos ecológicos básicos e inseridos em uma problemática ambiental, com mais propriedade e melhor fundamentação do que o testemunhado nas respostas do grupo de observação participativa, significando que houve maior construção de conhecimento. Assim, o uso de estratégias bem definidas de leitura e a participação direta do professor facilitaram e incentivaram a discussão do texto de divulgação científica nas aulas, possibilitando uma aprendizagem significativa, diversificada e dinâmica.

Palabras clave : aprendizagem significativa; ensino de Ciências e Biologia; alfabetização científica; construtivismo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )