SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Aprender Ciencias a través de textos de comunicación científica: estrategias contributivas para docentes en formación sobre la construcción de conceptos ambientalesPrograma de Educación Tutorial (PET-Educación): contribuciones para la formación docente de los estudiantes de Cecitec-UECE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

BIANCH, Bárbara Ferreira Matias; COCO, Valdete  y  ALVES, Kallyne Kafuri. Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais: perfil formativo dos docentes. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8209.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8209.

A partir de dados de pesquisa de doutorado, este artigo objetiva analisar o perfil formativo de docentes atuantes nos cursos presenciais de Pedagogia dos Institutos Federais, tematizando a educação infantil na formação inicial. Com pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, apresenta análise documental de 532 currículos Lattes de professores(as) vinculados(as) a 27 cursos, identificando graduação e pós- -graduação desses(as) docentes. Como resultados, aponta a heterogeneidade nas trajetórias acadêmicas, observa o caráter interdisciplinar dos cursos e sinaliza implicações na graduação, sobretudo quando consideradas as especificidades para o exercício profissional na educação infantil. Com isso, aponta a necessidade de investimento na formação continuada dos(as) docentes formadores(as) e de valorização da pesquisa, do ensino e da extensão voltados à educação, em vinculação com a formação de professores(as) para o exercício na primeira etapa da educação básica.

Palabras clave : formação inicial de professores; cursos de Pedagogia; Institutos Federais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )