SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Initial training courses in Pedagogy in Federal Institutes: teachers’ training profileChallenges and emergencies of learning assessment in the context of a pandemic: impacts on the teaching profession author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

OLIVEIRA, Cosmo Mauro de; BRITO, Daniel Azevedo de  and  SILVA, Silvina Pimentel. Programa de Educação Tutorial (PET-Educação): contribuições para a formação docente dos alunos do Cecitec-UECE. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8500.  Epub Mar 25, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8500.

O Programa de Educação Tutorial destaca-se por seu caráter dinâmico, pautado nos princípios básicos de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo do presente trabalho é avaliar as contribuições do Programa de Educação Tutorial em Educação para a formação docente dos alunos do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, vinculado à Universidade Estadual do Ceará. Este estudo adota uma abordagem do tipo mista (quantiqualitativa). O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado disponibilizado via Google Forms. Os participantes compuseram uma amostra de 26 alunos, formada por atuais bolsistas, ex-bolsistas, voluntários e ex-voluntários do programa. Utilizou-se uma análise baseada na estatística descritiva para a etapa quantitativa e análise de conteúdo para a etapa qualitativa. Após a coleta e análise dos dados, foi destacado que o Programa de Educação Tutorial em Educação, por meio das suas atividades extracurriculares envolvendo ensino, pesquisa e extensão, teve uma importante contribuição na formação profissional e pessoal dos discentes da referida instituição.

Keywords : formação de professores; docência; educação tutorial..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )