SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7The perpetuation of silence in face of Brazilian racial inequality: Subsides for transformations in school practicesInitial teacher education and teaching practice: cultural-historical research on 5th grade teachers in Porto Velho, RO, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da  and  CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. Aspectos históricos e formativos da primeira licenciatura em Química do Ceará (1962-2019). Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8652.  Epub Mar 25, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8652.

Esta pesquisa investigou as origens e o desenvolvimento do primeiro curso de licenciatura em Química do estado do Ceará, ofertado pela Universidade Federal do Ceará, identificando avanços e obstáculos em relação à formação docente ao longo de sua existência. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido a partir da pesquisa documental e da História Oral com a realização de entrevistas reflexivas. Como interlocutoras, participaram três professoras que vivenciaram a criação e/ou as reformulações do curso. Os dados revelam que a licenciatura surgiu como apêndice do bacharelado, havendo poucas preocupações em formar professores, pois o que se buscava era atender aos interesses da indústria. Com a dissociação dos cursos diurnos e a criação da licenciatura noturna, que tentou firmar uma identidade profissional docente própria, poucos foram os avanços alcançados, visto que o curso ainda se encontra influenciado pela racionalidade técnica.

Keywords : docência; formação de professores; licenciatura em Química..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )