SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7Pedagogical Practice in Initial Teacher Training and Education for Sustainable Development: a systematic literature reviewPerceptions on the rights of the child: a study in the primary education in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

PEREIRA-NETO, Lauro Lopes; FARIA, Ana Amália Gomes de Barros Torres  and  ALMEIDA, Leandro Silva. Satisfação acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes do Ensino Superior. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8477.  Epub Mar 25, 2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8477.

Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre os fatores psicossociais que impactaram a satisfação acadêmica dos estudantes do Ensino Superior relacionados ao seu desempenho acadêmico durante o Ensino Remoto Emergencial. Por meio da aplicação do Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica Remota, objetivou-se avaliar o nível de satisfação acadêmica de uma amostra de 365 estudantes matriculados nos cursos superiores do Instituto Federal de Alagoas. A satisfação acadêmica foi diretamente impactada pela vulnerabilidade social e digital dos estudantes, especialmente entre os de maior idade quanto à satisfação com os recursos econômicos, à perspectiva de realização profissional futura e à empregabilidade. Mesmo não possuindo uma infraestrutura digital satisfatória para o acompanhamento das atividades remotas, a maior parte dos estudantes mostraram-se motivados para a continuidade dos estudos, pois acreditavam que só com o investimento na própria formação acadêmica iriam garantir a mobilidade social ascendente tão almejada.

Keywords : Ensino Superior; Covid-19; Ensino Remoto Emergencial; satisfação acadêmica..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )