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Educação & Formação

versión On-line ISSN 2448-3583

Resumen

THIENGO, Lara Carlette; AVELAR, Danila Graziele Silva de; OLIVEIRA, Sarah Karoline Natalino  y  SANTOS, Francielle Luzia de Souza. A perspectiva freireana na formação de professores de Ciências Naturais: uma revisão de literatura. Educ. Form. [online]. 2022, vol.7, e8047.  Epub 25-Mar-2023. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8047.

Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais no Brasil (priorizando-se as disciplinas Química e Biologia), considerando a importância do legado freireano para a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. Em termos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do levantamento da literatura brasileira nas bases: Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando o período 2010-2020. As produções analisadas indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em Ciências, mas que há uma lacuna no que se refere à articulação das abordagens metodológicas com os elementos centrais em Freire, isto é: a Educação Libertadora de Freire em seu compromisso com uma formação crítica. A questão também se verifica pela lacuna de trabalhos que discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.

Palabras clave : formação de professores; Paulo Freire; ensino de Ciências Naturais..

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