Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação & Formação
versão On-line ISSN 2448-3583
Resumo
ARAUJO, Marta Maria de; MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura e PRAXEDES, Ana Luiza Medeiros Pires. A formação interdisciplinar da bibliotecária e educadora Zila da Costa Mamede (1928-1985). Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11498. Epub 23-Fev-2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11498.
Defende-se, neste artigo, a tese de que a educação desempenha uma função pedagógica no processo formativo do indivíduo. A partir dessa afirmação e, ainda, em consonância com o corpus da pesquisa (entrevistas, cartas, etc.), procura-se delinear - à luz dos escritos de Nobert Elias Sobre o tempo e A sociedade dos indivíduos, observando a contingência da dimensão temporal - as experiências interdisciplinares formativas, o exercício especializado da Biblioteconomia e da docência em suas intersecções institucionais e, igualmente, as redes de sociabilidade da intelectual Zila Mamede no curso de sua vida. Confirmada a proposição à partida, consolida-se a prova da eminência das experiências formativas interdisciplinares, que são interdependentes em relação à sociedade, às redes de sociabilidade do indivíduo e às temporalidades.
Palavras-chave : experiências formativas; educação universitária; redes de sociabilidade; temporalidades..