SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9Evaluation of reading fluency: analysis and discussion to current schoolTeachers readapted in public schools: illness and prospects for returning to the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

ALARCON, Jéssica Francine Ferreira da Silva; CARVALHO, Brenda Karla Reis de; TIBA, Aline Massako Murakami  and  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução. Educ. Form. [online]. 2024, vol.9, e12344.  Epub Aug 29, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12344.

Objetivou-se analisar a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de mentoria buscando entender quais os desdobramentos para a atividade docente. Foram analisadas 18 respostas abertas de um questionário misto. Na organização e análise dos dados, elaboraram-se as seguintes categorias: expectativas iniciais sobre o programa de mentoria; percepções acerca do Programa Híbrido de Mentoria para a atuação docente; processos reflexivos. De modo geral, as análises revelaram que o programa se configurou como um cenário propício para a promoção do desenvolvimento profissional das professoras iniciantes. As percepções das iniciantes sugerem que a participação dialogada e formativa, construída de forma colaborativa com as mentoras, promoveu, aos poucos, autonomia para pensarem nas suas práticas pedagógicas, refletirem mais criticamente sobre sua atuação, construírem conhecimentos específicos sobre a profissão, além de exercitarem seu autoconhecimento, sugerindo seu reconhecimento e pertencimento na profissão.

Keywords : desenvolvimento profissional docente; aprendizagem da docência; Programa de Indução Docente; narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )