SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Desafios de uma estudante de mestrado profissional em Educação Matemática: o que minha experiência permite dizerA trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação Matemática Debate

versão On-line ISSN 2526-6136

Resumo

TAVEIRA, Flavio Augusto Leite  e  PERALTA, Deise Aparecida. Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil. Ed. Mat. Deb. [online]. 2023, vol.7, n.13, pp.1-17.  Epub 01-Jan-2023. ISSN 2526-6136.  https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a02.

Motivados pelos estudos e investigações que vimos desenvolvendo no campo/movimento da Educação Matemática nos últimos anos, neste artigo, intentamos apresentar um estudo metodologicamente pautado na Revisão Sistemática de Literatura que objetiva levantar e apontar pesquisas realizadas em Educação Matemática, que tomem constructos filosóficos advindos dos escritos de Jürgen Habermas como principal referencial teórico, de forma a oferecer um panorama de como as contribuições habermasianas têm reverberado no campo da Educação Matemática em relatórios de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Como banco de dados, tomamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações tendo em vista a natureza dos trabalhos presentes no referido banco. Em termos de resultados, foi possível constatar que os constructos Mundo da Vida e Mundo do Sistema (ou Sistema) são o que mais vigoram na fundamentação das pesquisas erguidas e selecionadas neste estudo.

Palavras-chave : Educação Matemática; Habermas; Teoria Crítica da Sociedade; Filosofia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )