SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número13Reverberações habermasianas em dissertações e teses em Educação Matemática no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação Matemática Debate

versão On-line ISSN 2526-6136

Resumo

ALMEIDA, Moisés Ceni de; BARBOSA, Renata Cardoso; MUSMANNO, Leonardo Maricato  e  SOUZA, Natália Pedroza de. A trajetória de uma gota: um relato de experiência com estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. Ed. Mat. Deb. [online]. 2023, vol.7, n.13, pp.1-16.  Epub 01-Jan-2023. ISSN 2526-6136.  https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a03.

O artigo apresenta um relato de experiência de uma atividade formativa realizada por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral do curso de Engenharia Mecânica de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Dentre os motivadores do trabalho, encontram-se os índices de reprovação na disciplina. A fundamentação teórica foi a experimentação. Dado um guia previamente estruturado, os estudantes analisaram a trajetória em relação ao tempo de uma gota de água em uma garrafa de óleo, produzindo hipóteses sobre o deslocamento, utilizando uma tabela de dupla entrada. Os conteúdos mobilizados foram função afim, derivada e método de mínimos quadrados. Para a verificação de hipóteses, os estudantes utilizaram softwares de geometria dinâmica e planilhas. Observou-se que a experimentação promoveu o espírito crítico, tornando o(a) estudante gestor(a) de seu próprio conhecimento.

Palavras-chave : Experimentação; Cálculo Diferencial e Integral; Tecnologias Digitais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )