SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Logical-historical movement of the concept and organization of teaching: contributions to the training of teachers who will teach mathematicsLogical-Historical Movement of Concepts: Teacher Training, teaching and research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica

On-line version ISSN 2526-7647

Abstract

SANTOS, Fernanda Cristina Ferreira  and  MORETTI, Vanessa Dias. Desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais no contexto da formação continuada. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag. [online]. 2024, vol.8, e2024-26.  Epub June 10, 2025. ISSN 2526-7647.  https://doi.org/10.14393/obv8.e2024-26.

As discussões sobre o ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino Fundamental têm sido tema de pesquisas nas últimas décadas e se intensificaram nos últimos anos, sobretudo com a nova Base Nacional Comum Curricular. Investigações relacionadas à formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais tornam-se relevantes na medida em que o professor é o responsável pela organização do ensino, estando diretamente relacionado ao movimento de aprendizagem dos estudantes. Neste artigo, apresentamos o recorte de uma pesquisa, fundamentada na perspectiva Histórico-Cultural, que teve como objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento algébrico de professores dos anos iniciais, considerando o pensamento algébrico como o pensamento teórico mediado por conceitos algébricos. Os aspectos metodológicos pautaram-se no materialismo histórico-dialético e a produção de dados se deu por meio de um experimento formativo organizado com base na Atividade Orientadora de Ensino, com Situações Desencadeadoras de Aprendizagem que considerassem o movimento lógico-histórico da álgebra, com vistas à aproximação da essência da álgebra e dos nexos conceituais algébricos. O recorte de análise traz cenas do movimento formativo de uma das professoras participantes do experimento, permitindo a identificação de possíveis superações no modo de a professora definir o que é álgebra, além de sua compreensão sobre a fluência, variação de grandezas, variável e campo de variação, num movimento do geral para particular, isto é, da busca de regras gerais que resolvam as situações particulares. Tais movimentos de aproximação dos nexos conceituais e da essência da álgebra pela professora remetem ao processo de desenvolvimento do pensamento algébrico.

Keywords : Pensamento algébrico; Pensamento teórico; Nexos conceituais algébricos; Formação continuada de professores dos anos iniciais; Atividade Orientadora de Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )