SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA E QUALIDADE NA/DA EDUCAÇÃOA INTERFERÊNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS NA BNCC DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versão impressa ISSN 1518-0743versão On-line ISSN 2526-8449

Resumo

ESTUMANO, Enizete Andrade Ferreira; RAMOS, Maély Ferreira Holanda  e  SILVA, Emmanuelle Pantoja. VIOLÊNCIA ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.56, pp.-.  Epub 21-Mar-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4345.

A violência é um fenômeno visível socialmente, e a escola é uma instituição onde se desenvolve de diferentes formas, denotando a sua relevância no ambiente educacional. Neste contexto, objetiva-se descrever os estudos publicados, entre os anos de 2013 a 2022, acerca da violência escolar, tendo como parâmetro a prática pedagógica dos professores na Educação Básica. O estudo é de natureza quanti-qualitativa de cunho exploratório e descritivo, desenvolvido a partir de estatísticas básicas, análise de similitude e de conteúdo. A partir do corpus textual em análise, emergiram três categorias: i) violência, que apresentou conexão com os termos escola, prática docente e pesquisa; ii) professor, que interagiu com aluno, estudo e ensino; e, iii) escolar, que se interligou com contexto social. Os resultados indicam que a violência escolar tem forte impacto sobre o comportamento dos docentes e discentes, o que resulta em adoecimento e desmotivação pela profissão entre os professores e provoca evasão escolar, medo e danos psicológicos nos alunos. Conclui-se que a violência escolar é uma variável que precisa ser mais estudada e discutida pelos profissionais da educação e pela sociedade, a fim de construir soluções que, por um lado, combatam atitudes danosas ao ambiente escolar e, por outro, evitem danos físicos e psicológicos, particularmente, aos principais sujeitos do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : violência; escola; prática pedagógica; docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )