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Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versão impressa ISSN 1518-0743versão On-line ISSN 2526-8449

Resumo

SILVA, David A. M. da  e  MARTINS, Isabel. ANÁLISES DA MATRIZ DE REFERÊNCIAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENCCEJA. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.56, pp.-.  Epub 21-Mar-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4515.

Esta pesquisa tem como objetivo observar como as competências e as habilidades destinadas às Ciências da Natureza e suas Tecnologias mobilizam os conhecimentos dos jovens e adultos que não tiveram acesso à escolaridade na idade própria. O objeto de análise para tal observação será a Matriz de Referência das Ciências da Natureza e suas Tecnologias (MRCNT) do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Entendemos que a MRCNT delimita quais conteúdos, habilidades e conhecimentos são importantes para o ENNCEJA e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sendo uma política pública, destacamos quais são os objetivos do ENCCEJA e como se caracterizam os seus sujeitos. Como referencial teórico, destacamos as perspectivas do currículo pré-ativo e do vivido, acompanhadas de discussões sobre o conhecimento a partir das noções do conhecimento em si e do conhecimento para fazer algo. O referencial metodológico para abordarmos a MRCNT foi a análise de conteúdos de Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa apontam que os conhecimentos destacados nas habilidades e nas competências presentes na MRCNT são todos relacionados a conhecimentos disciplinares e sobre a natureza das ciências, abrindo-se pouco espaço para os conhecimentos e as culturas locais. Também temos como resultado que os conhecimentos presentes na Matriz são pretensamente objetivos e universais, adequando-se aos sistemas de avalições em larga escala que favorecem a cristalização dos conhecimentos, a generalização das formas de preparo dos estudantes e a arrecadação de dados de performance.

Palavras-chave : ENCCEJA; Matriz de Referências; Currículo.

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