SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue56THE PANORAMA OF CLOSURE AND NUCLEATION OF RURAL SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF PITANGA/PR BETWEEN 1995 AND 2020OF NIETZSCHE’S LAUGHTER AND HOW A FORMATIVE EXPERIENCE GUIDED BY DOUBT IS POSSIBLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

Print version ISSN 1518-0743On-line version ISSN 2526-8449

Abstract

MAGALHAES, Luciana de Oliveira Rocha  and  AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO E SEU POTENCIAL ANALÍTICO E INTERVENTIVO JUNTO AOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.56, pp.-.  Epub Mar 21, 2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4775.

O presente artigo tem a intencionalidade de discutir a perspectiva da Pesquisa-Trans-Formação, modalidade de pesquisa que vem sendo desenvolvida por um grupo pertencente ao Programa de pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação, o Grupo Atividade Docente e Subjetividade (GADS). Esta modalidade traz em sua significação histórica um chamamento para o agir revolucionário, tensionando a atuação crítica e transformadora que pode ser excitada na realidade pesquisada. Este artigo versa sobre um recorte analítico acerca dos encontros formativos realizados junto a uma média de quinze professores de escolas públicas da cidade de São Paulo, que se propuseram a discutir os desafios dos processos de ensino-aprendizagem durante a pandemia. O objetivo desta pesquisa foi a apreensão da dimensão subjetiva dos processos educacionais em tempos de pandemia e os seus desdobramentos. A intenção de desenvolver pesquisas e formações, decisivamente nesta perspectiva crítica marxista da qual tratamos aqui, pode ser percebida no movimento práxico científico desta modalidade de pesquisa – que tem como pedra angular a crítica, a necessidade de apreensão da realidade social para além de sua aparência, que considere o movimento histórico da realidade, que mantenha a coerência teórico-metodológica na concepção dialética das interrelações teoria-prática-método-técnica-síntese, tudo isso rigorosa e explicitamente assumido desde a escolha do objeto, do objetivo, dos procedimentos e formas de análise e de interpretação. Nesse caminho orientado pela dialética pesquisar-formar-transformar, tendo por base as contribuições de Karl Marx, Lev Vigotski e Paulo Freire, refletimos neste artigo sobre o potencial do desenvolvimento de formações realizadas sob a modalidade da Pesquisa-Trans-Formação, mostrando a relevância dos processos da pesquisa na criação de importantes mediações na formação de consciência crítica e desvelamento de condições de alienação.

Keywords : Formação de professores; Psicologia Sócio-histórica; Pesquisa-Trans-Formação; Pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )