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Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versión impresa ISSN 1518-0743versión On-line ISSN 2526-8449

Resumen

HARDT, Lúcia Schneider  y  LORENZINI, Stefania Peixer. DO RISO DE NIETZSCHE E COMO E POSSÍVEL UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ORIENTADA PELA DÚVIDA. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.56, pp.-.  Epub 21-Mar-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4797.

Neste artigo, propomos compreender o riso que habita a obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, mais especificamente, em Zaratustra e A Gaia Ciência, como catalisador de uma experiência formativa, considerando seu potencial de pôr em dúvida as certezas, as verdades e as normatividades, abrindo espaço ao devir, ao novo, ao desconhecido. Propomos tratar este riso como uma força capaz de romper processos que tendem a nos solidificar ontologicamente, em nome de uma formação que nos eleve a capacidade de criação e transformação da realidade de que fazemos parte. Um riso que movimenta o trágico, e que pode nos fazer alçar voo, em nome de uma existência, em última instância, criadora.

Palabras clave : Riso; Formação; Dúvida; Experiência; Nietzsche.

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