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Linguagens, Educação e Sociedade (LES)
versión impresa ISSN 1518-0743versión On-line ISSN 2526-8449
Resumen
SANTOS, Érico José dos y PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. CEGUEIRA NOSSA DE CADA DIA E TEORIA DA PANÓPTICA: POLÍTICA DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.56, pp.-. Epub 21-Mar-2025. ISSN 2526-8449. https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4875.
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, faz parte das discussões sobre Políticas Públicas Educacionais, com enfoque no processo de transposição de escolas da Educação Básica para o modelo cívico-militar. Trata-se de compreender o crescimento exponencial do número de escolas da Educação Básica que tiveram a gestão escolar transferida para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). Nesse sentido, buscou-se como objetivo geral discutir os efeitos da gestão militarizada para a dimensão democrática e participativa destas escolas. A pesquisa está sendo realizada a partir da abordagem qualitativa, empregando o Método Delphi e como referencial analítico a teoria foucaultiana. A recolha dos dados iniciais fornece indícios do caráter burocrático da instituição Polícia Militar repercutindo na dificuldade de acessos a informações fundamentais para o aprofundamento das análises. Nessa perspectiva, consideramos que a gestão democrática não é um caminho pronto, da mesma maneira, é um processo que não ocorrerá espontaneamente, desenrola-se em uma dinâmica de relações de poder.
Palabras clave : Escolas militarizadas; Educação básica; Políticas educacionais; Gestão democrática.