SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número56CONCEPTOS DE EVALUACIÓN EN EL BLOQUE DE ALFABETIZACIÓN INICIAL: RELATOS DE PROFESORES Y COORDINADORES PEDAGÓGICOSLECTURA DE TEXTOS DE DIVULGACION CIENTIFICA EN LA ENSENANZA SECUNDARIA: UN ANÁLISIS DE LA PRÁCTICA DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versión impresa ISSN 1518-0743versión On-line ISSN 2526-8449

Resumen

SANTOS, Érico José dos  y  PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. CEGUEIRA NOSSA DE CADA DIA E TEORIA DA PANÓPTICA: POLÍTICA DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.56, pp.-.  Epub 21-Mar-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i56.4875.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, faz parte das discussões sobre Políticas Públicas Educacionais, com enfoque no processo de transposição de escolas da Educação Básica para o modelo cívico-militar. Trata-se de compreender o crescimento exponencial do número de escolas da Educação Básica que tiveram a gestão escolar transferida para a Polícia Militar da Bahia (PMBA). Nesse sentido, buscou-se como objetivo geral discutir os efeitos da gestão militarizada para a dimensão democrática e participativa destas escolas. A pesquisa está sendo realizada a partir da abordagem qualitativa, empregando o Método Delphi e como referencial analítico a teoria foucaultiana. A recolha dos dados iniciais fornece indícios do caráter burocrático da instituição Polícia Militar repercutindo na dificuldade de acessos a informações fundamentais para o aprofundamento das análises. Nessa perspectiva, consideramos que a gestão democrática não é um caminho pronto, da mesma maneira, é um processo que não ocorrerá espontaneamente, desenrola-se em uma dinâmica de relações de poder.

Palabras clave : Escolas militarizadas; Educação básica; Políticas educacionais; Gestão democrática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )