SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57FORMACIÓN INICIAL Y CONTINUA DE DOCENTES PARA EL USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGÍAS DIGITALES EN LA ESCUELA SECUNDARIADESARROLLO PROFESIONAL DOCENTE EN CONTEXTOS DE INCERTIDUMBRE: INQUIETUDES Y PROBLEMAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versión impresa ISSN 1518-0743versión On-line ISSN 2526-8449

Resumen

VIEIRA, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva  y  MELO, Elda Silva do Nascimento. FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO SOBRE DOCÊNCIA. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.57, 4348.  Epub 03-Abr-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.4348.

Este estudo é um recorte da tese de doutoramento apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Diante da amplitude da referida pesquisa, optamos, para o momento, analisar a representação social de professores supervisores acadêmicos de estágio supervisionado sobre docência. Quanto à metodologia, é uma pesquisa de abordagem qualitativa que se fundamenta na Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 1978), com esse respaldo, discutimos os resultados da entrevista semiestruturada aplicada a professores universitários que ministram disciplinas de estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande Norte-UERN. Para análise dos dados utilizamos a técnica de categorização sob a égide da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), com uso da análise temática e categorial. Como resultados ponderamos que a representação social de docência se alicerça na história de vida, na trajetória enquanto estudantes e nas experiências vivenciadas no cotidiano da profissão. No mais, foi possível identificar alguns elementos que podem caracterizar a existência de um habitus que engendra a prática desses sujeitos e reverberam nas representações sociais sobre a profissão.

Palabras clave : Profissão docente; Habitus; Representações sociais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )