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Linguagens, Educação e Sociedade (LES)
versão impressa ISSN 1518-0743versão On-line ISSN 2526-8449
Resumo
MEDEIROS, Marinalva Veras e ABREU, Waldir Ferreira de. ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.58, 5405. Epub 28-Mar-2025. ISSN 2526-8449. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405.
O artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que discute o lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas possíveis implicações na formação do/a professor/a de Educação Infantil, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Insere-se no quadro teóricometodológico da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Está fundamentado em teóricos como
Martins (2010), Freitas (2002), André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), entre outros, e em documentos oficiais que direcionam historicamente a formação de professores, com destaque para a LDBEN/1996, o PNE/2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível Superior, estabelecidas a partir do Parecer do CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. O estudo permitiu compreender alguns enfoques curriculares que impactam a formação inicial de professores, seus modos de ser e de se fazer na profissão docente, e mais especificamente, a necessidade de formação de professor/a da Educação Infantil pautada na omnilateralidade.
Palavras-chave : Currículo; Formação de professores; Educação Infantil.