SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTASO CONTEXTO DA PRÁTICA: COMO OS DIRIGENTES MUNICIPAIS INTERPRETAM AS PROPOSTAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versão impressa ISSN 1518-0743versão On-line ISSN 2526-8449

Resumo

MEDEIROS, Marinalva Veras  e  ABREU, Waldir Ferreira de. ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.58, 5405.  Epub 28-Mar-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405.

O artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que discute o lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas possíveis implicações na formação do/a professor/a de Educação Infantil, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Insere-se no quadro teóricometodológico da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Está fundamentado em teóricos como

Martins (2010), Freitas (2002), André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), entre outros, e em documentos oficiais que direcionam historicamente a formação de professores, com destaque para a LDBEN/1996, o PNE/2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível Superior, estabelecidas a partir do Parecer do CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. O estudo permitiu compreender alguns enfoques curriculares que impactam a formação inicial de professores, seus modos de ser e de se fazer na profissão docente, e mais especificamente, a necessidade de formação de professor/a da Educação Infantil pautada na omnilateralidade.

Palavras-chave : Currículo; Formação de professores; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )