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Linguagens, Educação e Sociedade (LES)

versión impresa ISSN 1518-0743versión On-line ISSN 2526-8449

Resumen

SCALDAFERRI, Murilo Marques; PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo  y  CARMO, Edinaldo Medeiros. O CONTEXTO DA PRÁTICA: COMO OS DIRIGENTES MUNICIPAIS INTERPRETAM AS PROPOSTAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Revista LES [online]. 2024, vol.28, n.58, 4856.  Epub 28-Mar-2025. ISSN 2526-8449.  https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4856.

A perspectiva de promoção à saúde, presente nas políticas públicas, prevê a garantia de conhecimentos para além do cuidado de si, assim, ela parte de uma compreensão que coloca no centro do debate o papel do Estado e dos sujeitos coletivos. Nestes termos, esta pesquisa teve como objetivo compreender como dirigentes de educação e saúde dos municípios do território do Médio Sudoeste da Bahia se apropriam das orientações oficiais do Programa Saúde na Escola para desenvolverem ações educativas que promovam a saúde nas escolas dos seus municípios. Como aporte teórico-metodológico, utilizou-se do Ciclo de Políticas, postulado por Ball e Bowe (1992), com ênfase no Contexto da Prática, cuja abordagem foi qualitativa e os dados produzidos mediante aplicação de questionários que foram analisados por evidências (Yin, 2015). Os resultados apontam que o trabalho em conjunto, dos setores da educação e saúde, aparece como estratégia eficiente para o planejamento e o desenvolvimento da saúde da população, embora este tenha sido um ponto que ainda aparece com certa fragilidade em alguns dos municípios estudados. Além disso, evidenciaram a ausência de uma formação específica dos grupos de trabalho que considere a intersetorialidade e a promoção à saúde como elementos norteadores de ações coletivas. Desse modo, os resultados corroboraram a indispensabilidade do protagonismo das ações intersetoriais para a promoção da saúde.

Palabras clave : Ciclo de Políticas; Intersetorialidade; Promoção à; Saúde.

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