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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574

Cad. Pesqui. vol.44 no.153 São Paulo jul./set. 2014

https://doi.org/10.1590/198053142777 

Tema Em Destaque

Abordagens de planejamento educacional em Cadernos de Pesquisa (1972-1986)

Abordajes de planificación educativa en Cadernos de Pesquisa (1972-1986)

Fabiana Silva Fernandes1 

1Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas


RESUMO

Estudo documental dos artigos publicados no periódico Cadernos de Pesquisa sobre planejamento educacional. Foram analisados 35 trabalhos publicados na seção Planejamento Educacional, no período compreendido entre 1972 e 1986. Buscou-se analisar os textos dentro de uma perspectiva histórica sobre o desenvolvimento do planejamento educacional na América Latina. Procedeu-se com a análise documental, defi nindo-se dois níveis de análise, um em relação aos elementos textuais dos artigos e outro sobre o conteúdo veiculado. No primeiro nível de análise foram identifi cados textos de caráter analítico, sínteses de metodologias e experiências e guias de orientação. Em relação ao segundo nível de análise, observaram-se as seguintes categorias: a primeira compreendendo o planejamento educacional subordinado ao sistema econômico; a segunda, artigos que abordam temas e refl exões sobre o planejamento educacional; e a terceira categoria, trabalhos que fazem crítica ao planejamento educacional.

Palavras-Chave: Planificación Educativa; Planificación Normativa; América Latina; Cadernos de Pesquisa.

RESUMEN

Estudio documental de los artículos publicados en la revista Cadernos de Pesquisa sobre planifi cación educativa. Se analizaron 35 trabajos publicados en la sección Planifi cación Educativa en el periodo comprendido entre 1972 y 1986. Se trató de analizar los textos dentro de una perspectiva histórica sobre el desarrollo de la planifi cación educativa en América Latina. Se procedió con el análisis documental y se defi nieron dos niveles de análisis, uno sobre los elementos textuales de los artículos y otro sobre el contenido vehiculado. En el primer nivel de análisis se identifi caron textos de carácter analítico, síntesis de metodologías y experiencias y guías de orientación. En lo que se refi ere al segundo nivel de análisis, se observaron las siguientes categorías: la primera, que abarca la planifi cación educativa subordinada al sistema económico; la segunda, que comprende artículos que abordan temas y refl exiones sobre la planifi cación educativa; y la tercera categoría, compuesta por trabajos que presentan críticas a la planifi cación educativa.

ABSTRACT

A documental study of articles on educational planning published in the journal Cadernos de Pesquisa. 35 pieces published in the Educational Planning (Planejamento Educacional), section in the period between 1972 and 1986 were analyzed. The aim was to analyze the texts from a historical perspective of development of educational planning in Latin America. An analysis of the documents was conducted, defining two levels of analysis, one relating to the textual elements of the articles and the other relating to the content discussed. In the first level of analysis, analytical texts, overviews of methodologies and experiences and guidance texts were identified. In relation to the second level of analysis, the following categories were observed: the first consists of educational planning under the economic system; the second consists of articles that discuss themes and reflections on educational planning; and the third category consists of critical works on educational planning.

Key words: Educational Planning; Normative Planning; Latin America; Cadernos de Pesquisa

Este artigo tem por objetivo analisar os trabalhos sobre o tema do planejamento educacional publicado no periódico Cadernos de Pesquisa. Para isso, foi realizado um levantamento dos artigos relacionados com a temática, desde a origem do periódico, sobre os quais se fez uma análise do formato editorial da revista, da estrutura textual dos trabalhos publicados, da concepção e da finalidade do planejamento educacional e sua articulação com o planejamento de Estado. Foram encontrados 35 artigos, escritos na seção Planejamento Educacional, publicados no período de 1972 a 1986.

A perspectiva que orientou a análise desse material fundamenta-se na discussão sobre a história do planejamento nos países capitalistas e, em particular, na América Latina, em que, a partir da década de 1950, com a criação da Comisión Económica para América Latina - Cepal - e com a implantação de políticas nacionais de desenvolvimento nos países latino-americanos, difundiu-se um determinado modelo de planejamento, articulado com uma concepção intervencionista de Estado.

Na América Latina, o planejamento ganhou força nos decênios de 1950 e 1960, como fator de promoção do crescimento econômico e de desenvolvimento social. Coadunaram-se para isso o desenvolvimento de modelo econômico que incentivava a industrialização pela substituição de importações, no final da Segunda Guerra Mundial, e a criação da Cepal, em 1948, que atuou na concepção de um modelo explicativo para as desigualdades econômicas entre os países, contribuindo para a elaboração de uma perspectiva desenvolvimentista de intervenção do Estado na economia e de estratégias de atuação estatal, mediante o planejamento global e setorial (FERNANDES, 2006). A Cepal foi o grande anteparo da industrialização latino-americana e seu planejamento, tendo uma contribuição importante no desenvolvimento de explicações para o atraso da América Latina em relação aos chamados centros desenvolvidos, e apresentando formas de superá-los (MANTEGA, 1995).

Em termos metodológicos, o planejamento vigente foi o "normativo" ou "racional-desenvolvimentista", caracterizado pela sua centralização em um órgão especializado do Estado e pelo esforço em submeter as realidades social e econômica à racionalidade científica moderna.1 Há diversas técnicas e metodologias de planejamento agrupadas dentro da abordagem normativa, uma vez que elas constituem-se, em sua essência, por uma sequência rigorosa de etapas: diagnóstico, análise de decisões, proposta básica e projeto básico contendo objetivos, atividades, cronograma de atividades, recursos, custos e fontes de financiamento.

O termo planejamento racional-desenvolvimentista (racional-desarrollista) foi sugerido por Carlos A. de Mattos (1987), por se tratar de uma atividade inspirada por uma racionalidade única, ao mesmo tempo substantiva (passível de fins sociais estabelecidos a priori) e formal (sujeita a rigores de uma concreta instrumentalização técnica que se propõe otimizar as relações entre os meios e os fins dados) e por estar vinculada à concepção desenvolvimentista de intervenção estatal. Carlos Matus (1987, 1993, 1997) denominou-o de planejamento normativo, dada a rigidez das etapas e o predomínio de uma perspectiva econômica na análise da realidade submetida ao plano. Outros termos utilizados para as metodologias de planejamento desenvolvidas nos decênios de 1950 e 1960 são planejamento econômico e social e planejamento tradicional. O delineamento de metodologias de planejamento normativo, na América Latina, foi impulsionado pela Cepal que, inspirando-se no modelo soviético, publicou Introducción a la técnica de programación, em 1955. Outros organismos internacionais que se dedicaram a isso foram a Organização dos Estados Americanos - OEA -, promotora do Seminário Interamericano de Planejamento da Educação, em Washington, em 1958 e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE -, que aplicou a metodologia de planejamento de recursos humanos no Peru e na Argentina, tendo como referência o êxito do Projeto Regional Mediterrâneo na Europa Meridional.

Reconhecido como o instrumento mais adequado para os Estados latino-americanos intervirem na economia de seus países e promoverem o desenvolvimento, o planejamento normativo foi adotado oficialmente na Reunião de Punta del Este, em 1961, quando se estabeleceu a Aliança para o Progresso, acordo que exigiu dos países latino-americanos a elaboração de planos para o desenvolvimento como contrapartida do investimento externo à continuidade do projeto de modernização da América Latina.

Durante a década de 1950 e início de 1960, na América Latina houve um esforço no sentido de organizar a educação integralmente, de forma racional e criar "sistemas educacionais" adaptados ao desenvolvimento econômico e social vigentes, por meio da utilização de técnicas de planejamento racional-normativo. Dentro dessa perspectiva, o primeiro plano educacional elaborado na América Latina foi o Primer Plan Qüinqüenal de Educación, da Colômbia, em 1956.

A América Latina foi a segunda região, depois da Europa, a iniciar atividades de planejamento da educação, aspecto que esclarece o investimento no tema do planejamento educacional e em sua divulgação, no período de 1972 a 1986, quando a Fundação Carlos Chagas publicou a seção Planejamento Educacional, no periódico Cadernos de Pesquisa.

Texto na íntegra em PDF

REFERÊNCIAS

FILGUEIRA, Carlos. Expansão educacional e estratificação social na América Latina (1960-1970). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 40, p. 61-70, fev. 1982. [ Links ]

FURTER, Pierre. O planejador e a educação permanente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 27, p. 75-99, dez. 1978. [ Links ]

LINSTONE, Harold A. La necesidad de perspectivas múltiples en la planificación. Revista de la Cepal, Santiago, Chile, n. 31, p. 43-49, abr. 1987. [ Links ]

______. Estado, procesos de decisión y planificación en América Latina. Revista de la Cepal, Santiago, Chile, n. 31, p. 119-137, abr. 1987. [ Links ]

Recebido: Agosto de 2014; Aceito: Setembro de 2014

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