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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Cad. Pesqui. vol.46 no.159 São Paulo Mar. 2016  Epub Jan 07, 2016

https://doi.org/10.1590/198053143859 

Editorial

Escola em foco

Moysés Kuhlmann Júnior

IFundação Carlos Chagas, São Paulo, SP, Brasil


No quadro da discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular, este número de Cadernos de Pesquisa traz importantes contribuições à reflexão. A seção Tema em Destaque reúne sete artigos sobre a questão do conhecimento escolar, referenciados em diferentes perspectivas teóricas, sobre os quais há qualificada apresentação dos seus organizadores, Roberto Rafael Dias da Silva e Cláudia Valentina Assumpção Galian. A escola continua em exame na seção Artigos. Marialva Rossi Tavares, Maria Suzana De Stefano Menin, Patrícia Unger, Raphael Bataglia, Telma Pileggi Vinha, Luciene Regina Paulino Tognetta, Raul Aragão Martins e Adriano Moro discutem os resultados de pesquisa da equipe sobre a construção de uma escala de valores sociomorais que aferiu a adesão a valores de justiça, respeito, solidariedade e convivência democrática de estudantes e professores da Educação Básica em escolas públicas e privadas de São Paulo. Por meio da investigação sobre a implantação de uma política de inovação curricular promovida pela legislação espanhola, Héctor Monarca e Noelia Fernández questionam o papel da supervisão educativa, com sua atividade equivocada de ocupar-se dos documentos como se fossem a própria prática educativa das escolas. Maria Terezinha Bellanda Galuch e José Leon Crochík analisam livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental, identificando a sua contribuição para uma pseudoformação, que dificulta a reflexão crítica sobre a própria sociedade e sobre o conhecimento nela produzido. Por fim, retomando a questão do conhecimento, Marcel Crahay e Géry Marcoux problematizam a doutrina pedagógica da abordagem por competências, tratando do papel da escola de levar os alunos e estudantes a uma relação crítica com os saberes, da organização dos conhecimentos e dos aprendizados escolares.

Considerando que a perspectiva da internacionalização precisa ser vista em um quadro mais abrangente iniciamos, neste número, a publicação dos resumos também em francês.

Convidamos à leitura dos artigos

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