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Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Educ. Real. vol.40 no.1 Porto Alegre jan./mar. 2015

https://doi.org/10.1590/2175-623652407 

Apresentação

Educação e envelhecimento

Johannes Doll I  

Anne Carolina Ramos II  

Caroline Stumpf Buaes III  

IUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil

IIUniversity of Luxembourg (UNI.LU) - Luxemburgo

IIIFaculdade Meridional (IMED), Passo Fundo/RS - Brasil


O Brasil encontra-se em uma fase de mudança da estrutura etária da sua população. Um número cada vez maior de idosos e um número cada vez mais enxuto de crianças e adolescentes tem feito com que, pela primeira vez na história recente, a maior parcela da população brasileira seja predominantemente adulta e em idade ativa. Sob o ponto de vista demográfico, o envelhecimento populacional é resultado de dois fatores principais: o primeiro é a forte diminuição da taxa de fecundidade, que caiu de 6,2 filhos por mulher em 1960 para 1,8 filhos em 2012; o segundo é a diminuição da mortalidade infantil, que passou de 121% em 1960 para 15,7% em 2012. Tais fatores foram impulsionados por mudanças no campo social, educacional, cultural e da saúde, como a descoberta dos antibióticos, a criação das unidades de terapia intensiva e das vacinas, na metade do século passado, e as mudanças no estilo de vida, nos anos 1960. Com isso, a população brasileira envelheceu rapidamente nos últimos 50 anos, e o grupo das pessoas idosas1 aumentou de 4,7% (1960) para 12,6% (2012). Este processo está levando a uma profunda reestruturação da população do País: o cenário em que as crianças e jovens constituem o maior grupo populacional da pirâmide etária brasileira se reverterá em bem pouco tempo. Após 2030, o grupo dos idosos será maior que o grupo de crianças com até 14 anos e, em 2055, haverá mais idosos do que crianças e jovens com até 29 anos de idade.

Texto na íntegra em PDF

REFERÊNCIAS

DOLL, Johannes. Educação e Envelhecimento - fundamentos e perspectivas. A Terceira Idade, SESC São Paulo, v. 19, p. 7-26, 2008. [ Links ]

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O Estatuto Pedagógico da Mídia. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 22, n. 2, p. 59-80, jul./dez. 1997. [ Links ]

Recebido: Agosto de 2014; Aceito: Setembro de 2014

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