SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Education in old age as appropriation of one's own life history.The challenge of retiring in the contemporary world author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação e Realidade

Print version ISSN 0100-3143

Educ. Real. vol.40 no.1 Porto Alegre Jan./Mar. 2015

https://doi.org/10.1590/2175-623645562 

EducaÇÃo E Envelhecimento

Envelhecimento e educação para resiliência no idoso

Educational for resilience in ageing.

Carolina Silva Sousa I  

Francisco P. Rodríguez-Miranda II  

IUniversidade do Algarve - Portugal

IIUniversidade de Extremadura - Espanha


RESUMO

A escolha da temática envelhecimento e educação para resiliência prende-se como uma questão crucial no atual contexto da preparação e educação do adulto e que visa preparar o ser humano para enfrentar, na sua velhice, uma vida participativa bem sucedida em todos os contextos relacionais. O design/encenação metodológico é feito a partir de ferramentas conceptuais em torno da interface entre a velhice e a educação para a resiliência do idoso, a qual se pode apresentar como uma importante área do conhecimento que possibilita implementar e consolidar capacidades intrínsecas ao sujeito que poderão contribuir para a superação de dificuldades inerentes ao ato educativo, pontuado pelo irrepetível e pelo imprevisível.

Palavras-Chave: Educação; Envelhecimento; Resiliência Educacional

ABSTRACT

The choice of the topic ageing and educational resilience is a very important issue in the present context of adult training and education, aimed at preparing human beings to face, as they age, a successful active life in all relational contexts. The methodological design is based on conceptual tools, within the interface between aging and education resilience of the elderly. It can be presented as an important area of knowledge that enables the implementation and strengthening of capabilities that may contribute to overcome the difficulties inherent to the educational act, marked by the unpredictable and unrepeatable.

Key words: Education; Ageing; Educational Resilience

Introdução

Apresentando-se o ato de educar, hoje, como um enorme desafio que não se torna possível através de uma mera transmissão de técnicas ou de saberes científicos e pedagógicos, não é por demais realçar a importância da Educação enquadrada no paradigma de aprendizagem da formação ao longo da vida - já que este se pode apresentar como algo que poderá constituir para os sujeitos por exemplo, os idosos, satisfação de necessidades de enriquecimento pessoal e de convivência e participação social, podendo assumir estes melhores e mais congruentemente o seu próprio desenvolvimento, com qualidade de vida, beneficiando a sociedade com a sua experiência. Até porque para desenvolver um país é indispensável investir nos seus recursos humanos. E isto porque o nível de vida e o desenvolvimento de um país está cada vez mais dependente da qualidade da educação que se pratica nesse país. Do nosso ponto de vista, só um desenvolvimento centrado no ser humano e uma sociedade de participação baseada no pleno respeito pelos direitos humanos pode conduzir a um desenvolvimento sustentável e equitativo.

Por outro lado, a conceptualização sobre a educação aponta, ainda, que a integração social, por exemplo, do idoso, é uma das vias para lhes maximizar a autoconfiança, a maturidade, a competência, o bem estar físico, emocional e social, a resiliência e contribuir, de forma positiva, para um envelhecimento com uma vida participativa bem sucedida em todos os contextos relacionais.

Todavia, todos estão conscientes, quer em Portugal, quer no Brasil, que a gestão das políticas sociais está ancorada em parcerias entre estado, sociedade civil e iniciativa privada e num valor social - solidariedade. E as opções políticas requerem a arte de contemplar as exigências das minorias ou problemáticas mais em foco, esperando-se dos programas do governo mais eficiência nos gastos e mais eficácia e efetividade nos resultados, sobretudo quando falamos de educação, envelhecimento e educação para a resiliência.

Texto na íntegra em PDF

REFERÊNCIAS

BALTES, Paul. On the Incomplete Architecture of human Ontogeny: selection, optimization, and compensation as foundation of developmental theory. American Psychologist, v. 52, n. 4, p. 366-380, 1997. [ Links ]

BALTES,Paul . Theoretical Propositions of Life-Span Development Psychology: on the dynamics between growth and decline. Development Psychology, v. 23, n. 5, p. 611-626, 1987. [ Links ]

COMPAS, Bruce; HINDEN, Beth; GERHARDT, Cynthia. Adolescent Development and Process of Risk Resilience. Annual Review of Psychology, v. 46, p. 265-293, 1995. [ Links ]

FREITAS, Antonio; DOWNEY, Geraldine. Resilience: A Dynamic Perspetive. International Journal of Behavioral Development, v. 22, n. 2, p. 263-285, 1998. [ Links ]

FREUND, Alexandra;. BALTES, Paul Selection, Optimization, and Compensation as Strategies of Life Management: correlations with subjetive indicators of successful aging. Psychology and Aging, v. 13, n. 4, p. 531-543, 1998. [ Links ]

FRIED, Linda; FREEDMAN, Marc; ENDRES, Thomas; WASIK, Barbara. Building Communities that Promote Successful Aging. Western Journal of Medicine, v. 167, n. 2, p. 216-219, 1997. [ Links ]

GARMEZY, Norman. Resiliency and Vulnerability to Adverse Developmental Outcomes Associated with Poverty. American Behavioral Scientist, v. 34, n. 4, p. 416-430, 1991. [ Links ]

LASUÍTA, Adele. A life-span framework for adult vocational behavior. Guidance and Counselling, v. 4, n. 5, p. 15-25, 1989. [ Links ]

LUPIEN, Sonia; WAN, Nathalie. Successful Aging: from cell to self. Philosophical Transactions of the Royal Society, v. 359, p. 1413-1426, 2004. [ Links ]

MASTEN, Ann. Resilience in Children at Risk. Research/Practice, v. 5, p. 4-8, 1997. [ Links ]

PHELAN, Elizabeth; LARSON, Eric. "Successful aging"--Where next? Journal of the American Geriatrics Society, v. 50, n. 7, p. 1306-1308, 2002. [ Links ]

ROWE, John; KAHN, Robert. Successful Aging. The Gerontologist, v. 37, n. 4, p. 433-440, 1997. [ Links ]

RUTTER, Michael. Psychosocial Adversity and Child Psychopathology. The British Journal of Psychiatry, v. 174, p. 480-493, 1999. [ Links ]

SOUSA, Carolina. Competência Educativa: o papel da educação para a resiliência. Revista Educação Especial, n. 31, p. 9-24, 2008. [ Links ]

TEIXEIRA, Ilka; NERI, Anita. Envelhecimento Bem-Sucedido: uma meta no curso de vida. Psicologia USP, v. 19, n. 1, p. 81-94, 2008. [ Links ]

Recebido: 11 de Março de 2014; Aceito: 04 de Setembro de 2014

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.