SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Envelhecimento e educação para resiliência no idosoMetodologias e estratégias pedagógicas utilizadas por educadores de uma universidade aberta à terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação e Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143

Educ. Real. vol.40 no.1 Porto Alegre jan./mar. 2015

https://doi.org/10.1590/2175-623645774 

EducaÇÃo E Envelhecimento

O desafio de aposentar-se no mundo contemporâneo

The challenge of retiring in the contemporary world

Daniele dos Santos Fontoura I  

Johannes Doll I  

Saulo Neves de Oliveira I  

IUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS - Brasil


RESUMO

A aposentadoria é vivenciada de diferentes formas dependendo das trajetórias profissionais, do processo de envelhecimento e de características pessoais. O presente artigo analisa os relatos de 70 sujeitos acima de 45 anos que discorrem sobre suas perspectivas e experiências em relação à aposentadoria. Os resultados da pesquisa sinalizam, por um lado, o impacto da aposentadoria sobre os trabalhadores, desafiando-os a repensarem e reorganizarem suas vidas. Por outro lado, demonstram que existem formas diferentes e divergentes de lidar, influenciadas pela natureza e condições das trajetórias laborais, bem como pelo modo como percebem e vivenciam o processo de envelhecimento.

Palavras-Chave: Aposentadoria; Envelhecimento; Trabalho

ABSTRACT

Retirement is experienced differently depending on the professional trajectories, on the ageing process and on personal characteristics. This article analyzes the testimonies of 70 subjects with ages above 45 that spoke about their perspectives and experiences regarding retirement. The results of the study point, on the one hand, towards the impact of retirement upon workers, challenging them to rethink and reorganize their lives. On the other hand, they show that there are different and diverging forms of dealing with retirement, influenced by the nature and conditions of work trajectories, as well as by the way people perceive and experience the ageing process.

Key words: Retirement; Ageing; Work

Introdução

A aposentadoria é um fenômeno do mundo moderno e das sociedades industrializadas. As novas formas de trabalho, como o emprego assalariado, e as modificações na estrutura social do século XIX, contribuíram para a criação da instituição aposentadoria. Pensada inicialmente como um tipo de esmola do Estado, a aposentadoria se transformou em um direito social e em um novo estágio de vida que goza de seu próprio nome, bem como de estrutura legal, ofertas de consumo, revistas e livros e comunidades de vivência relacionadas ao tema.

Como as pessoas enfrentam, hoje, no Brasil esta situação ambivalente da aposentadoria? Quais são as expectativas dos sujeitos que estão se aproximando da idade de aposentadoria? E como foram as experiências de pessoas que passaram pelo processo de aposentar-se? Estas são as perguntas centrais do presente artigo. Para obter respostas, o artigo traz, em um primeiro momento, contribuições de três teorias clássicas da Gerontologia: Teoria do Desengajamento, Teoria da Atividade e Teoria da Continuidade. Em um segundo passo, o artigo discute perspectivas atuais a respeito da aposentadoria, demonstrando a ambivalência presente nos diferentes discursos. Assim, o artigo analisa 70 entrevistas com adultos maiores de 45 anos que procuraram um curso de introdução ao uso do computador, sendo que pouco mais da metade deles já estava aposentada. Os dados demonstram o imaginário sobre a saída do mundo do trabalho para aqueles que ainda estavam trabalhando e a forma como este processo foi vivenciado por quem já havia saído do mundo do trabalho. Além disso, indicam em que aspectos essa experiência correspondeu às expectativas que tinham quando ainda estavam trabalhando.

As entrevistas mostram, por um lado, que a aposentadoria e a saída do mundo do trabalho são, de fato, acontecimentos impactantes nas vidas das pessoas, exigindo uma série de novas aprendizagens e reorganizações. Por outro lado, fica evidente que existem muitas formas diferentes de como este processo é experimentado pelas pessoas. Apesar do grupo dos participantes da pesquisa não ser representativo para a população brasileira em geral, as respostas permitem uma visão diferenciada de como o processo de aposentadoria está sendo vivido hoje no Brasil.

Texto na íntegra em PDF

Introduction

Retirement is a phenomenon of the modern world and of industrialized societies. The new forms of labor, such as paid jobs, and the changes in social structure that took place during the 19th century contributed to create the institution of retirement. Initially thought of as a kind of State alimony, retirement was changed into a social right and into a new stage of life, that carries its own name, as well as a legal structure, consumption offers, books, magazines and interest groups related to the theme.

How do people face today in Brazil the ambivalent situation of retirement? What are the expectations of people approaching the age of retirement? And what are the experiences of people going through the process of retirement? These are the central questions of the present article. To gather some answers, the article begins by calling upon the contributions of three classical theories of Gerontology: Disengagement Theory, Activity Theory and Continuity Theory. At second moment, the article discusses current perspectives about retirement, demonstrating the ambivalence present in different discourses. The article analyzes 70 interviews with people above 45 years of age who attended an introductory personal computing course, with just over half of them being already retired. Results reveal the ideas about the process of leaving the world of labor entertained by working people, and the way in which this process was experienced by those who had already left work. Apart from that, they indicate in which aspects the experience corresponded to expectations they had whilst still at work.

Interviews have shown, on the one hand, that retiring and leaving the world of labor are in fact deeply impacting events in people's lives, demanding a series of new learning and reorganizing experiences. On the other hand, it became clear that there are many different ways in which people can experience this process. Although the group of people interviewed here are not representative of Brazilian population in general, the answers afford a novel outlook on how the process of retirement is being experienced in Brazil today.

Full text in PDF

REFERÊNCIAS

ATCHLEY, Robert C. A Continuity Theory of Normal Aging. The Gerontologist, v. 29, n. 2, p. 183-190, 1989. [ Links ]

ATCHLEY, Robert C. Retirement and Leisure Participation: continuity or crisis? The Gerontologist, v. 11, n. 1, p. 13-17, 1971. [ Links ]

BEARON, Lucille B. Sucessful Aging: what does the "good life" look like? Concepts in Gerontology, North Carolina, v. 1, n. 3, Summer 1996. Disponível em: <http://www.ncsu.edu/ffci/publications/1996/v1-n3-1996-summer/successful-aging.php>. Acesso em: 27 mar. 2007. [ Links ]

CADDY, Ian; MORTIMER, Dennis; TANNOUS, Kathy. Linking Long-term Unemployment and the Theory of Disengagement: A Preliminary Investigation Using Australian Bureau of Statistics Labour Force Data [online]. Employment Relations Record, v. 10, n. 2, p. 1-19, 2010. Disponível em: <http://search.informit.com.au/documentSummary;dn=110581979841303;res=IELNZC>. Acesso em: 29 out. 2013. [ Links ]

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange; FERNANDES, Daniele. Saída do Mercado de Trabalho: qual é a idade? Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, v. 17, n. 51. Brasília: IPEA/MTE, 2012. [ Links ]

DOLL, Johannes; GOMES, Angela; HOLLERWEGER, Leonéia; PECOITS, Rodrigo M.; ALMEIDA, Sionara Tamanini de. Atividade, Desengajamento, Modernização - teorias sociológicas clássicas sobre o envelhecimento. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Porto Alegre, v. 12, p. 7-33, 2007. [ Links ]

FRANÇA, Lucia Helena de Freitas Pinho; SOARES, Dulce Helena Penna. Preparação para Aposentadoria como parte da Educação ao Longo da Vida. Psicologia, Ciência e Profissão, v. 4, n. 29, p. 738-751, 2009. [ Links ]

HAVIGHURST, Robert J. Successful aging. The Gerontologist, Washington , v. 1, n. 1, p. 8-13, 1961. [ Links ]

LEMON, Bruce; BENGTSON, Vern; PETERSON, James. An Exploration of the Activity Theory of Aging: activity types and life satisfaction among in-movers to a Retirement Community. Journal of Gerontology, Washington, v. 27, n. 4, p.511-523, 1972. [ Links ]

LONGINO, Charles; KART, Cary. Explicating Activity Theory: a formal replication. Journal of Gerontology, Washington , v. 37, n. 6, p. 713-722, 1982. [ Links ]

Recebido: 19 de Março de 2014; Aceito: 29 de Setembro de 2014

Creative Commons License This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License, which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.