SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Pesquisas em formação de professores que ensinam matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Perspectiva vol.36 no.2 Florianopolis abr./jun 2018  Epub 24-Jul-2019

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n2p393 

Editorial

Editorial

David Antonio da Costa

Diana Carvalho de Carvalho

Eliane Santana Dias Debus

Juliana Cristina F. Bergmann

Patricia Laura Torriglia, Editores Científicos


O biênio 2017-2018 marca um período com muitos eventos que colocam em destaque a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação no Brasil. Na esteira desses acontecimentos, a partir do lugar privilegiado da Educação e da Educação Matemática, em sua segunda edição do ano de 2018, a Revista Perspectiva vem a público apresentar o Dossiê “Pesquisas em formação de professores que ensinam matemática” organizado pelas professoras e pesquisadoras Regina Célia Grando (UFSC), Rosana Giaretta Sguerra Miskulin (UNESP/RC) e Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid (PUC-Campinas) composto por oito artigos seguidos por um conjunto de outros onze artigos ¬¬-submetidos à revista em sistema de fluxo contínuo.

O primeiro artigo de demanda contínua, Legislação municipal da educação: um estudo da Lei Orgânica de Belo Horizonte – Minas Gerais, de autoria de Marisa Ribeiro Teixeira Duarte e Tailara Bernardes Teles, apresenta um estudo do contexto de produção e compara o conteúdo de leis e normas educacionais, produzidas por municípios em Minas Gerais em meados de 1990. As autoras concluem que a legislação educacional da cidade de Belo Horizonte expressa um caso relevante de exercício da autonomia legislativa e antecipa dispositivos convergentes com a atual legislação nacional.

O conhecimento matemático no periódico O Pequeno Luterano na década de 1950 é o artigo de Malcus Cassiano Kuhn e Arno Bayer. Os autores discutem e problematizam o conhecimento matemático presente no periódico na década de 1950 que integra histórias de cunho moral e religioso com o propósito de manter as crianças inseridas na prática religiosa luterana. Os desafios matemáticos valorizavam habilidades concretas e abstratas do aprendizado matemático por meio do raciocínio lógico, do pensamento proporcional, do cálculo escrito e do cálculo mental, em forma de atividades lúdicas.

Isaura Isabel Conte e Leonir Amantino Boff em seu artigo intitulado Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso: um percurso instável apresentam elementos da trajetória a partir da década de 1990 dessas duas modalidades de educação. As reflexões desenvolvidas apontam a década de 1990 como um período contraditório ao serem desenvolvidas políticas públicas na perspectiva neoliberal, ao mesmo tempo em que é estabelecida a década de educação para todos. A partir do ano 2000 surgem mudanças significativas no campo do direito e das políticas públicas, ainda que a atualidade aponta para uma instabilidade e retrocessos dos avanços conquistados em pouco mais de uma década.

Internacionalização na educação superior: docentes brasileiros em espaço africano é o artigo de Marialva Moog Pinto, Maria Aparecida Marques da Rocha e Gildo Volpato. Os autores elaboram um estudo que envolveu docentes brasileiros que exerceram a docência em Angola e Moçambique com objetivo de compreender o quanto esta experiência pode ser significativa e quais os desafios e possíveis tensões vividas por eles.

Apoiados em um estudo de caso, os autores Patrícia de Paulo Antoneli e Marcos Roberto Vieira Garcia apresentam em seu artigo, intitulado Os “inconvenientes” na escola: medicalização de crianças e jovens e suas estratégias de resistência, um estudo que busca compreender o processo da medicalização de crianças e jovens “inconvenientes” e seus efeitos em sua subjetividade e trajetória de vida.

Jovens na modalidade EJA: do “ficar de boa” à função das tecnologias digitais de informação, comunicação e expressão de Helga Valéria de Lima Souza e Carlos Lopes é outro artigo deste número que retrata uma pesquisa realizada com nove educandos de uma escola pública que possibilitou a manifestação discursiva apresentando suas autodefinições de jovens ou adultos e a função das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão – TDICE.

Luciana Boff Turchielo e Rosane Aragón, no artigo intitulado A formação do professor reflexivo em um curso a distância evidenciam que alunas-professoras em formação num curso a distância de uma universidade pública puderam fazer da sua prática um objeto de reflexão teórica que permitiu a reconstrução das ações, assim como foi possível identificar uma evolução enquanto formação de professor reflexivo.

Um estudo com o objetivo de identificar e analisar as concepções e práticas de leitura dos alunos do 9º ano de uma escola localizada na periferia do município de Londrina-PR foi realizado pelas autoras Elza Tie Fujita e Sandra Aparecida Pires Franco. No artigo intitulado O ato de ler na educação básica e a formação de alunos leitores, as autoras concluem que se torna necessário oferecer espaços de leitura e metodologias apropriadas para que os alunos possam desenvolver o ato de ler de forma crítica e humanizadora.

O artigo Tipos e sentidos de motivação para a escolha do curso de licenciatura de Fabrício Oliveira da Silva, Marinalva Lopes Ribeiro e Hélia Lucila Malta, analisa, mediante representações sociais de estudantes de uma universidade pública do estado da Bahia, os tipos e sentidos da motivação para a escolha desse curso.

Jean Franco Mendes Calegari e Marilda Merência Rodrigues, ambos da UFFS, no seu artigo intitulado As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de Matemática, sistematizam importantes marcos históricos sobre os processos de formulação e adoção de medidas assumidas como padrões universais. Os autores apontam que uma abordagem mais complexa sobre os temas curriculares, em especial Grandezas e Medidas, implica não apenas num repensar da concepção de Matemática nas primeiras etapas da educação básica, superando a percepção instrumental dessa Ciência, mas também numa compreensão histórica dos conceitos que são ensinados.

Para finalizar, o artigo Objetos para o ensino de saberes matemáticos: contribuições da cultura material em escolas primárias (1903-1928) de Alexsandra Camara e Rosa Lydia Teixeira Correia analisa a apropriação e uso dos objetos de ensino relacionados aos saberes matemáticos nas propostas de renovação da escola primária paranaense durante a Primeira República.

Convidamos a todos para que leiam a edição atual de nossa Revista. Esperamos que os artigos potencializem as discussões na área da educação.

Desejamos a todos boa leitura!

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.