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Perspectiva

versão impressa ISSN 0102-5473versão On-line ISSN 2175-795X

Perspectiva vol.36 no.3 Florianopolis jul./set 2018  Epub 29-Jul-2019

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2018v36n3p0813 

Editorial

Editorial: Perspectiva v36n3

David Antonio da Costa

Diana Carvalho de Carvalho

Eliane Santana Dias Debus

Juliana Cristina F. Bergmann

Patricia Laura Torriglia, Editores Científicos


O terceiro número da Revista Perspectiva do ano de 2018 reúne 16 artigos exclusivamente de demanda contínua, o que foi feito com o objetivo de revitalizar o fluxo de publicação dos artigos encaminhados nessa modalidade. A partir do próximo número, será retomada a organização regular da revista em dois segmentos: um dossiê, com temática específica e uma sessão de artigos demanda contínua.

O primeiro artigo Formación de profesores: los currículos de las licenciaturas en la expansión universitária, de autoria de Maria Celia Borges e Diana Rosa Martín Sospedra, apresenta uma investigação sobre a estrutura curricular dos cursos de licenciatura de uma nova universidade federal no interior de Minas Gerais.

Celso Ilgo Henz, Larissa Martins Freitas e Melissa Noal da Silveira, autores do artigo Círculos dialógicos investigativo-formativos: uma metodologia de pesquisa inspirada nos círculos de cultura freireanos, apresentam a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Dialogus, sediado na Universidade Federal de Santa Maria, cuja metodologia foi inspirada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire.

O terceiro artigo, Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG, de autoria de Hércules Tôledo Corrêa e Marcelo de Castro, trata de pesquisa que teve por objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos.

Mériti de Souza realiza um estudo de natureza teórica que analisa os conceitos de representação e de linguagem presentes no livro O Desenvolvimento do psiquismo, de Alexis Leontiev, considerando as relações desses conceitos com as práticas de transmissão do conhecimento, no artigo intitulado Transmissão do conhecimento e representação: aportes críticos a partir do livro o “Desenvolvimento do Psiquismo” de Alexis Leontiev.

A análise da seletividade escolar no ensino médio integrado é o tema do artigo Sobre as formas de excluir: permanência da seletividade escolar no ensino médio integrado, de autoria de Igor Ghelman Sordi Zibenberg e Natália de Lacerda Gil. No intuito de compreender esse processo, os autores realizaram entrevistas com estudantes do último ano dos cursos de ensino médio integrado de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado em uma zona de periferia urbana.

Memórias da ÍdichSchule: movimentos de uma escola judaica, pelas narrativas de estudantes e professores (1922 – 1956, Porto Alegre/RS), é o título do artigo de Doris Bittencourt Almeida, que tematiza processos de educação vividos por uma comunidade judaica em Porto Alegre, tendo como foco a construção de uma escola, a ÍdichSchule.

Helena Maria Marques Araujo e Dilson Dilson Miklos debruçam-se sobre o pensamento do filósofo alemão Walter Benjamin e do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, buscando estabelecer possíveis ilações entre essas duas propostas de pensar a leitura do mundo e da sociedade contemporânea, no artigo Interseções entre Walter Benjamin e Boaventura de Souza Santos: uma leitura a contrapelo da realidade.

Com base na teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, e na abordagem culturalista de Jodelet, as autoras Márcia Maria Rodrigues Tabosa Brandão, Kátia Maria da Cruz Ramos e Fatima Maria Leite Cruz analisam os resultados de uma pesquisa que investigou as representações sociais de conselho de classe partilhadas por professores da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes, no artigo intitulado Conselho de classe: sentidos compartilhados por professores.

Conversas de William James com professores e estudantes: lições para a atualidade é o titulo do artigo de Mario Sérgio Coutinho Matos e Marcus Vinicius Cunha, que analisa as concepções educacionais de William James no livro Talks to teachers on psychology, de 1899, no qual se encontra a noção de ensino como arte.

O artigo A educação ambiental e sua produção científica: um olhar para as diferenças, de autoria de Lorena Santos da Silva e Paula Corrêa Henning, apresenta um mapeamento do campo de saber da Educação Ambiental, com base nas produções científicas disponíveis em cinco portais de busca acadêmica.

Eduardo Oliveira Sanches e Divino José da Silva realizam um estudo de natureza teórica que busca evidenciar aspectos da infância presentes na obra de Benjamin, a partir da ideia de limiar, no artigo Infância e limiar em Walter Benjamin.

Também de natureza teórica é o artigo Crítica de la lógica dialéctica de Pavel V. Kopnin: pertinencia para la investigación educativa y la práctica pedagógica, de autoria de Alberto Matías González e Orlando Fernández Aquino, que tem por objetivo demonstrar a pertinência do legado do filósofo russo Pavel Kopnin (1922-1971) para a filosofía dialéctico-materialista, assim como para a investigação sobre a prática pedagógica em educação.

Josemaris Aparecida Martinelli e Vitaliano Regina Célia, no artigo Desenvolvimento do trabalho colaborativo entre uma professora de Educação especial e professores da classe comum, descrevem o desenvolvimento de um processo de intervenção junto a uma professora especialista em Educação Especial e professores do ensino comum, visando à promoção de um trabalho colaborativo entre eles, em uma escola estadual com educação em tempo integral do estado do Paraná. Participaram da pesquisa uma professora especialista e quatro professores regentes da classe comum.

De autoria de Leila Procópia do Nascimento e Valeska Nahas Guimarães, o artigo Gestão Escolar no Brasil: reflexões sob a ótica da Reforma do Estado e da modernização da Gestão Pública tem como objetivo suscitar reflexões acerca das relações entre a reforma do Estado brasileiro, a modernização da gestão pública e suas conexões com a reforma educacional brasileira a partir da década de 1990, considerando a repercussão destes encaminhamentos e seus desdobramentos no modelo de gestão escolar delineado para as escolas públicas.

Investigar as relações entre o trabalho desenvolvido pelos professores da escola regular e pelos profissionais que atuam no Programa Escola Integrada (PEI) na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RMEBH), em Minas Gerais, é o objetivo do artigo de autoria de Cibelle Souza Braga e Adriana Maria Cancella Duarte, intitulado Colaborações entre professores e monitores do programa escola integrada de Belo Horizonte. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da investigação os professores da escola regular, os profissionais do PEI, as diretoras das escolas e os coordenadores do Programa.

Os conhecimentos prévios como mediadores das estratégias de leitura e escritura empregadas por estudantes universitários é o titulo do artigo de autoria de Alicia Vazquez. O principal objetivo da pesquisa, realizada por meio de estudo de casos, foi identificar e descrever as estratégias de interpretação e produção de textos que estudantes universitários ativaram para realizar uma tarefa que requeria a elaboração de um relatório acadêmico. Participaram do estudo estudantes que assistiam a um curso da carreira de Pedagogia da Universidade Nacional de Río Cuarto (Argentina).

Desejamos que a leitura dos artigos aqui divulgados contribua para aquilo que, acreditamos, é uma das tarefas primordiais da universidade: a produção do conhecimento científico. É nossa forma de resistir em um contexto de incertezas para o futuro, em que constantes cortes de recursos vem assolando as instituições públicas!

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