SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue58What arithmetic to teach decimal metric system? Professional knowledge for your teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.58 no.58 Natal Oct./Dec 2020  Epub Oct 16, 2020

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58id22752 

Editorial

Editorial


Em 22 de julho de 2020, o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em tramitação no Congresso Nacional foi aprovado em segundo turno na Câmara dos Deputados por 492 a 6 votos, que segue para o Senado Federal. O projeto de Emenda Constitucional, de autoria da Deputada Prof.ª Dorinha Seabra Rezende (DEM-Tocantins), mediante uma extraordinária mobilização da sociedade civil assegurou estas consideráveis vitórias: i) A incorporação do conceito de Custo Aluno-Qualidade que vincula o financiamento à presença de insumos nas escolas públicas. ii) A ampliação de 10% para 23% da complementação ao Fundeb até 2026. iii) É vetado para a União, os Estados, Distrito Federal e Municípios contabilizarem os gastos com profissionais da educação aposentados como despesas com a manutenção e o desenvolvimento do ensino. iv) É vedado o uso como fonte da complementação da União, de receitas do Salário-Educação, a contribuição social que destina recursos para os programas complementares de alimentação escolar, livro didático, entre outros. O Conselho Editorial da Revista Educação em Questão comemora essa vitória da sociedade civil em geral – docentes, discentes, funcionários públicos, jornalistas, entidades ligadas à educação, à ciência, à cultura, sociedades cientificas e muitas outras. Por sua vez, a extraordinária mobilização da sociedade civil brasileira garantiu aprovação do novo Fundeb no âmbito do Senado Federal.

Conselho Editorial da Revista Educação em Questão

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.