SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número59Representações discursivas sobre internacionalização por professores de inglês em formação continuadaA escola do futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.59 no.59 Natal jan./mar 2021  Epub 18-Abr-2022

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n59id21807 

Resenha

A educação católica no século XX: intelectuais e imprensa

Catholic education in the 20th century: intellectuals and the press

La educación católica en el siglo XX: los intelectuales y la prensa

Thassiana Aparecida de Paula1 
http://orcid.org/0000-0003-0497-6417

Paula Cristina David Guimarães1 
http://orcid.org/0000-0003-4415-2332

1Universidade Federal de São João Del-Rei (Brasil)

Histórias da educação católica no Brasil e em Portugal, .. ORLANDO, Evelyn de Almeida. Curitiba: Appris, 2017.


Com o intuito de compreender a situação das investigações sobre a educação católica no Brasil, a professora Evelyn de Almeida Orlando, decidiu reunir as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do projeto “Igreja católica e circulação de saberes pedagógico: intelectuais, impressos e práticas educativas (1916-1970)”, organizando seu livro Histórias da Educação Católica no Brasil e em Portugal. Os resultados das pesquisas são apresentados na forma de onze capítulos.

O livro está organizado em duas partes. A primeira, Intelectuais e projetos educacionais, apresenta seis capítulos que versam sobre alguns intelectuais que disseminaram ideais católicos para a sociedade e que tiveram seu trabalho reconhecido pelo Estado. Já a segunda parte, Impressos e práticas educativas, apresenta cinco capítulos que mostram a importância que dos periódicos para a circulação da doutrina cristã na sociedade e no contexto escolar. É interessante perceber que os autores desses trabalhos dão visibilidade aos diferentes atores da educação, tais como alunos, professores, padres e intelectuais.

O primeiro capítulo do livro, intitulado Em nome da família: imprensa católica e debates educacionais brasileiros (anos 1930 e 1950/60) é escrito pela professora Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, referência nos estudos sobre família e educação no Brasil. Nele, são apresentados os debates sobre a reforma educacional brasileira do governo Getúlio Vargas, sobretudo a perspicácia dos educadores católicos na defesa de subvenções do estado para as escolas confessionais.

O segundo capítulo, O Estado, a Igreja, a Família e a Educação: um debate em contexto autoritário (Portugal, meados do século XX) do professor Joaquim Pintassilgo, mostra a presença das três instituições mais atuantes na educação portuguesa: o Estado, a Igreja e a família. A família seria o primeiro lugar em que a educação se efetuaria. Já a Igreja era vista como responsável pela manutenção da educação cristã. Por fim, o Estado seria o principal eixo da tríade, pois atuaria na fiscalização das instituições, gerindo os espaços públicos e privados da educação.

O terceiro capítulo, Catolicismo, autoritarismo e Escola Nova: a pedagogia portuguesa durante o Estado Novo, escrito pela professora Maria João Mogarro, traz o contexto da formação de professores em Portugal diante da dicotomia: autoritarismo e Escola Nova. É evidenciada a imposição do catolicismo e do nacionalismo nas práticas educativas no regime salazarista. Contudo, a autora destaca a resistência dos professores que pensavam a educação amparada no movimento da Escola Nova, apresentando a importância da atuação e da produção intelectual desses professores.

O quarto capítulo, Stella de Faro: uma luz no caminho da restauração católica, de Peri Mesquita, aborda a presença do catolicismo na escolarização do sexo feminino. Diante do contexto da gradativa separação entre Igreja e Estado, promovida pela instauração do Estado laico, a mulher foi considerada uma importante peça na cristianização da sociedade, sobretudo por meio de congregações e associações católicas. Stella de Faro foi um exemplo entre essas mulheres e reconhecida pela sua luta pela instauração voto feminino, entre outras.

O capítulo cinco, Maria Junqueira Schmidt e os caminhos de uma trajetória intelectual pela palavra impressa, também apresenta a trajetória e as ações de uma mulher na sociedade brasileira. Esse capítulo é de autoria da organizadora do livro que apresenta Maria Junqueira, uma intelectual que, considerada influenciadora da sociedade no contexto da tentativa de recristianização no Brasil. Sua formação no exterior e a grande visibilidade que ganhou ao retornar ao Brasil na década de 1920 fez com que ganhasse destaque na imprensa brasileira.

Também é sobre uma intelectual mulher que o capítulo seis se debruça. Fascínio equatorial de Paula Romana: uma estratégia de circulação e divulgação do carisma da unidade é de autoria da professora Maria José Dantas, apresenta Paula Romana, pseudônimo utilizado por Chiara Lubich, uma importante cristã italiana, líder do Movimento Católico do século XX. Amparada no diário de Chiara, a autora busca informações sobre a visita da italiana ao Brasil e descobre que usava o pseudônimo para publicar os relatos que fazia sobre a situação social do Brasil.

Já, na segunda parte do livro, o sétimo capítulo, A força da palavra impressa: cartografia de periódicos de instituições católicas de ensino, da professora Alexandra Lima da Silva, apesenta o mapeamento dos impressos de alunos em escolas brasileiras. Considerados lugares de memórias, a autora evidencia a riqueza e, ao mesmo tempo, a escassez desse tipo de documentação para a pesquisa.

Baseado em dois impressos católicos, o oitavo capítulo, Universalização cultural e modo de doutrinação: dois impressos dos missionários de Nossa Senhora Salette, da professora Paula Leonardi e Leticia Aparecida Mazochi, apresenta o “Bulletin” e o “Mensageiro”, jornais do início do século XX, que propagavam ideais católicos com o objetivo de divulgar informações, rituais e práticas estabelecidas entre a igreja e a população.

Já os autores Cláudia Regina Condello Candido de Oliveira Kluck e Sérgio Rogério Azevedo Junqueira assinam o texto Ensino religioso e livro didático: interfaces históricas em que realizam uma contextualização do livro didático no Brasil, desde a sua primeira utilização no catecismo e na alfabetização na Colônia, por meio de orações e adoração ao cristianismo, até a sua presença mais recente no ensino religioso, mesmo após o estabelecimento do Estado laico e da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases de agosto de 1971 (LDB 5692/1971).

Marcas de uma identidade: a união entre catolicismo e educação em comunidade étnica italiana/veneta, da professora Mara Francieli Motin, relata a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil e a fundação de uma colônia italiana no país. Os autores abordam os costumes que esses imigrantes traziam consigo, sobretudo a forte crença na religião católica.

Por fim, o último capítulo, Formar professores sob o signo da cruz: ideais e princípios pedagógicos (Portugal, década de 50 do século XX), escrito pelo professor Helder Henriques, aborda os modelos de educação propostos pelo estado de Portugal durante a 1ª República e o Estado Novo. Ao investigar o contexto de uma escola privada e um jornal destinado à formação de professores, o autor identifica a adoção da religião pelo Estado como forma de tornar o professor um sacerdote, moldando comportamentos e atitudes.

A obra possui uma escrita detalhada de dados e análises instigantes ao apresentar todo um compêndio da presença da religião católica na educação no Brasil e em Portugal. Trata-se de uma obra escrita por mestres e doutores de universidades brasileiras a partir de suas pesquisas da área da História da Educação. O livro contribui significativamente para quem deseja conhecer melhor a história da intervenção do catolicismo, ou até mesmo trabalhar com impressos católicos e personagens intelectuais que atuaram nessa esfera, apresentando uma riqueza de fontes e interessantes métodos de pesquisa.

Recebido: 20 de Julho de 2020; Aceito: 29 de Julho de 2020

Mestranda Thassiana Aparecida de Paula

Universidade Federal de São João Del-Rei (Brasil)

Programa de Pós-Graduação em Educação

Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio Históricas em Educação (NEPSHE)

Orcid id: 0000-0003-0497-6417

E-mail: thassianapaula@hotmail.com

Profa. Dra. Paula Cristina David Guimarães

Universidade Federal de São Joao Del-Rei (Brasil)

Programa de Pós-Graduação em Educação

Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio Históricas em Educação (NEPSHE)

Orcid id: 0000-0003-4415-2332

E-mail: pauladavid@ufsj.edu.br

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.