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Revista Educação em Questão

versão impressa ISSN 0102-7735versão On-line ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.60 no.63 Natal jan./mar 2022  Epub 22-Fev-2023

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id28092 

Editorial

Editorial


No Rio Grande do Norte no governo de Aluízio Alves (1961-1966), e na gestão do Secretário de Educação em Cultura Calazans Fernandes, foi desenvolvida na cidade de Angicos (cidade Natal do governador) a Experiência das “40 horas” de Angicos como parte da Campanha de Alfabetização de Adultos do Estado. Essa Experiência foi oficialmente inaugurada em 18 de janeiro de 1963 com a 1ª Aula proferida por Paulo Freire e a 40º e última Aula (com a presença das/dos 299 alunas e alunos adultos matriculados: 143 mulheres e 156 homens), ministrada em 2 de abril desse ano de 1963 pelo presidente da República João Belchior Marques Goulart. A Experiência das “40 horas” de Angicos elevar-se-ia como a experiência clássica do chamado “Método Paulo Freire”, coordenada pelo próprio Paulo Freire. O Brasil vivia então, segundo Paulo Freire (Educação como prática da Liberdade, 1980, p. 46), um momento histórico de choque entre “[...] um ontem esvaziando-se, mas querendo permanecer, e um amanhã por se consubstanciar, que caracteriza a fase de trânsito como um tempo anunciador [...] à procura de novos temas e de novas tarefas”. No ano de 2018, a Revista Educação em Questão (v. 56, n. 48, p. 106-139, abr./jun. 2018) publicou o artigo de título: Paulo Freire na América Latina e nos Estados Unidos: cátedras e grupos de pesquisa, de autoria das professoras pesquisadoras Ivanilde Apoluceno de Oliveira e Tânia Regina Lobato dos Santos (Universidade do Estado do Pará). As referidas professoras procederam um mapeamento de institutos, cátedras, universidades e grupos/redes de pesquisas dedicados a Paulo Freire com aportes freireanos. O resultado da pesquisa foi: Brasil (8 cátedras, 1 Instituto e 46 Grupos/Redes de Pesquisas), México (3 cátedras, e 1 instituto), Argentina (4 cátedras e 4 institutos), Costa Rica (2 cátedras), Colômbia (4 cátedras e 1 grupo/rede de pesquisa), Cuba (1 cátedra), Venezuela (1 cátedra e 1 Instituto), Porto Rico (1 cátedra), Chile (3 grupos/redes de pesquisas) Nicarágua (1 universidade) Peru (1 Instituto e 1 grupo/rede de pesquisa) e Estados Unidos (1 Instituto e 1 grupo/rede de pesquisa e outros), totalizando 24 cátedras, 8 Institutos, 1 universidade e 53 grupos/redes de pesquisas. No dia 19 de setembro de 2021, foi comemorado no Brasil, na América Latina e na América do Norte, pelo menos, o aniversário de 100 anos de Regulus Neves Freire, o “Patrono da Educação Brasileira”, nascido em Recife em 19 de setembro de 1921. Nesse dia do seu aniversário, o educador Paulo Freire foi afetivamente homenageado por meio de exposições, murais, memoriais, sessões solenes em universidades, congressos nacionais, câmaras municipais, institutos, títulos concedidos de “doutor honoris causa”, lançamento da bibliografia completa de Paulo Freire, dentre muitas outras homenagens. No Rio Grande do Norte, foi inaugurada uma escultura de 12 metros em homenagem a Paulo Freire e às “40 Horas” de Angicos, à sombra do Pico da Serra do Cabugi no território do município de Angicos. No Memorial Paulo Freire: Centro de Formação e Cultura com sede no campus de Angicos (da Universidade Federal Rural do Semi-Árido) houve uma sessão solene em conjunto com a 8ª Regional de Educação para homenagear os monitores das “40 horas”, representados pelos professores Marcos Guerra e Valquiria Felix. Também houve a homenagem às ex-alunas e aos ex-alunos alfabetizados pelo chamado “Método Paulo Freire”, representados por 9 dos antigos estudantes ainda vivos. O Conselho Editorial da Revista Educação em Questão vem prestar a sua homenagem ao educador Paulo Freire pela sua pedagogia da libertação, o seu legado teórico e educacional à educação brasileira e mundial e pela Experiência das “40 horas” de Angicos no ano de 1963.

Conselho Editorial da Revista Educação em Questão

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