A obra “Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980),” de autoria de Tércia Maria Souza de Moura Marques e Marta Maria de Araújo, apresenta a história do livro universitário como literatura escolar e pedagógica do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, da Faculdade de Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos 1959 a 1980.
A obra tem como objetivo central escrever uma história do livro universitário como literatura escolar e pedagógica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal (1959-1967), da Faculdade de Educação (1968-1973) e do Departamento de Educação (1974-1980) da Universidade Federal Rio Grande do Norte, em suas nomeações de Educação, de Pedagogia, de Didática e em seus demais títulos pertencentes ao acervo documental da Biblioteca Central “Zila Mamede” e do Centro de Educação.
O livro está estruturalmente organizado em quatro capítulos a saber: 1. Uma história do livro universitário; 2. Zila Mamede, a bibliotecária de livros universitários; 3. As cidadelas de livros universitários; 4. Cidadelas outras de livros universitários.
No capítulo um, Uma história do livro universitário, é discutido a história do livro em sua generalidade e na inter-relação entre o livro impresso e a produção de conhecimentos e a sua socialização fragmentada e especializada. As autoras consideraram do aspecto macro (a história do livro impresso desde o século XII) até o aspecto micro (as políticas públicas com programas e institutos voltados a democratização do acesso ao livro no Brasil e no Rio Grande do Norte).
No capítulo dois, Zila Mamede, a bibliotecária de livros universitários, são considerados muitos dos aspectos biográficos de Zila da Costa Mamede, bibliotecária, bibliógrafa, professora e poeta e a primeira bibliotecária formada do Estado do Rio Grande do Norte, A escrita do capítulo dá ênfase ao trabalho acadêmico, técnico, científico, educativo e formador dessa bibliotecária, responsável pela estruturação de um sistema biblioteconômico na Universidade do Rio Grande do Norte.
No capítulo três, As cidadelas de livros universitários, por um lado, é apresentada a reconstituição da história do Serviço Central de Bibliotecas, dirigido pela bibliotecária Zila Mamede; por outro discorre sobre o acervo de livros universitários das Ciências da Educação em sua nomeação de Educação, de Pedagogia e de Didática, da biblioteca setorial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As autoras observam os procedimentos pensados e postos em prática por Zila Mamede para o Serviço Central de Bibliotecas quanto à estruturação dos acervos das bibliotecas setoriais universitárias perante padrões biblioteconômicos e protocolos de aquisição de livros. Mediante evidências qualitativas e quantitativas da pesquisa sobre o livro universitário, Marques e Araújo (2020, p. 83) ratificam que os autores, editores, livreiros, poderes públicos, instituições universitárias, bibliotecários, docentes, discentes e leitores “[…] fortalecem as práticas culturais de escrever livros e lê-los, editar mais livros especializados, distribuir nacionalmente, comercializar em livrarias, banca de revistas, livreiros [...]”, destacando que, em cada um desses setores, há mediadores livreiros, bibliotecários e leitores.
No capítulo quatro, Cidadelas outras de livros universitários, as autoras apresentam as intersecções entre a ampliação dos livros universitários das Ciências da Educação e as políticas universitárias do Ministério da Educação e Cultura e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em seus meios e fins universitários. Mediante os quadros elaborados de livros universitários em suas nomeações de Educação, Pedagogia, Didática e em suas outras diversas nomeações de títulos (1970-1980), Marques e Araújo (2020, p. 151) ressaltam “[…] o livro universitário como literatura escolar e pedagógica [que] promove, pelos conhecimentos disseminados, a formação do pedagogo e educador do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.
Em suma, o rigor científico e a densidade da pesquisa da obra “Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)” se aliam a um texto de leitura agradável e instigante sobre a história do livro universitário como literatura escolar e pedagógica, indispensável para os estudos da história da educação, da história do livro e da literatura pedagógica da área de educação, assim como é recomendável aos estudiosos da história da educação no Brasil e no Rio Grande do Norte.