SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 issue63Herbert Marcuse and Angela Davis Speech at the University of California – Berkeley Friday, October 24, 1969Digital aurora, our lives beyond Black Mirror author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Educação em Questão

Print version ISSN 0102-7735On-line version ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.60 no.63 Natal Jan./Mar 2022  Epub Feb 22, 2023

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63id27819 

Resenha

Uma história dos Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)

A history of Books on Education Sciences from the Zila Mamede Central Library (Federal University of Rio Grande do Norte, 1959-1980)

Historia dos libros de Ciências de la Educación de la Biblioteca Central de Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)

Ana Vilma de Medeiros Pereira1 
http://orcid.org/0000-0001-9486-6064

Paulo Basílio de Alcântara1 
http://orcid.org/0000-0002-6927-1808

1Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede, (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980).. MARQUES, Tércia Maria Souza de Moura; ARAÚJO, Marta Maria de. Natal: EDUFRN, 2020.


A obra “Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980),” de autoria de Tércia Maria Souza de Moura Marques e Marta Maria de Araújo, apresenta a história do livro universitário como literatura escolar e pedagógica do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, da Faculdade de Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os anos 1959 a 1980.

A obra tem como objetivo central escrever uma história do livro universitário como literatura escolar e pedagógica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal (1959-1967), da Faculdade de Educação (1968-1973) e do Departamento de Educação (1974-1980) da Universidade Federal Rio Grande do Norte, em suas nomeações de Educação, de Pedagogia, de Didática e em seus demais títulos pertencentes ao acervo documental da Biblioteca Central “Zila Mamede” e do Centro de Educação.

O livro está estruturalmente organizado em quatro capítulos a saber: 1. Uma história do livro universitário; 2. Zila Mamede, a bibliotecária de livros universitários; 3. As cidadelas de livros universitários; 4. Cidadelas outras de livros universitários.

No capítulo um, Uma história do livro universitário, é discutido a história do livro em sua generalidade e na inter-relação entre o livro impresso e a produção de conhecimentos e a sua socialização fragmentada e especializada. As autoras consideraram do aspecto macro (a história do livro impresso desde o século XII) até o aspecto micro (as políticas públicas com programas e institutos voltados a democratização do acesso ao livro no Brasil e no Rio Grande do Norte).

No capítulo dois, Zila Mamede, a bibliotecária de livros universitários, são considerados muitos dos aspectos biográficos de Zila da Costa Mamede, bibliotecária, bibliógrafa, professora e poeta e a primeira bibliotecária formada do Estado do Rio Grande do Norte, A escrita do capítulo dá ênfase ao trabalho acadêmico, técnico, científico, educativo e formador dessa bibliotecária, responsável pela estruturação de um sistema biblioteconômico na Universidade do Rio Grande do Norte.

No capítulo três, As cidadelas de livros universitários, por um lado, é apresentada a reconstituição da história do Serviço Central de Bibliotecas, dirigido pela bibliotecária Zila Mamede; por outro discorre sobre o acervo de livros universitários das Ciências da Educação em sua nomeação de Educação, de Pedagogia e de Didática, da biblioteca setorial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As autoras observam os procedimentos pensados e postos em prática por Zila Mamede para o Serviço Central de Bibliotecas quanto à estruturação dos acervos das bibliotecas setoriais universitárias perante padrões biblioteconômicos e protocolos de aquisição de livros. Mediante evidências qualitativas e quantitativas da pesquisa sobre o livro universitário, Marques e Araújo (2020, p. 83) ratificam que os autores, editores, livreiros, poderes públicos, instituições universitárias, bibliotecários, docentes, discentes e leitores “[…] fortalecem as práticas culturais de escrever livros e lê-los, editar mais livros especializados, distribuir nacionalmente, comercializar em livrarias, banca de revistas, livreiros [...]”, destacando que, em cada um desses setores, há mediadores livreiros, bibliotecários e leitores.

No capítulo quatro, Cidadelas outras de livros universitários, as autoras apresentam as intersecções entre a ampliação dos livros universitários das Ciências da Educação e as políticas universitárias do Ministério da Educação e Cultura e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em seus meios e fins universitários. Mediante os quadros elaborados de livros universitários em suas nomeações de Educação, Pedagogia, Didática e em suas outras diversas nomeações de títulos (1970-1980), Marques e Araújo (2020, p. 151) ressaltam “[…] o livro universitário como literatura escolar e pedagógica [que] promove, pelos conhecimentos disseminados, a formação do pedagogo e educador do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.

Em suma, o rigor científico e a densidade da pesquisa da obra “Livros das Ciências da Educação da Biblioteca Central Zila Mamede (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1959-1980)” se aliam a um texto de leitura agradável e instigante sobre a história do livro universitário como literatura escolar e pedagógica, indispensável para os estudos da história da educação, da história do livro e da literatura pedagógica da área de educação, assim como é recomendável aos estudiosos da história da educação no Brasil e no Rio Grande do Norte.

Recebido: 22 de Janeiro de 2022; Aceito: 17 de Fevereiro de 2022

Ms. Ana Vilma de Medeiros Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN-CNPq) Orcid id: https://orcid.org/0000-0001-9486-6064 E-mail: anavilmarn@yahoo.com.br

Paulo Basílio de Alcântara Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN-CNPq) Orcid id: https://orcid.org/ 0000-0002-6927-1808 E-mail: pa.basilio94@gmail.com

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.