SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número65El juego pedagógico y las interacciones multimodales en la enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação em Questão

versión impresa ISSN 0102-7735versión On-line ISSN 1981-1802

Rev. Educ. Questão vol.60 no.65 Natal jul./set 2022  Epub 24-Feb-2023

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65id30592 

Editorial

Editorial


Neste ano de 2022, que muito reflete os 200 anos da Independência do Brasil está em curso a propagação do Portal Bicentenário, cujo responsável Institucional é a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). As exposições O Movimento da Independência” (Salão Negro do Congresso Nacional) e Poder, Parlamento e Governo no Brasil (Salão Verde da Câmara dos Deputados); os lançamentos de livros como O sequestro da Independência. Uma história da construção do mito do Sete de Setembro (autoria de Carlos Lima Junior, Lilia Moritz Schwarcz e Lúcia Klück Stumpl). O Dossiê 200 anos de educação do Brasil, publicado pela Revista Educação em Foco do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Neste Dossiê, o artigo de título: Brasil, 1822/2022: 200 anos de escolarização, do prof. Luciano Mendes de Faria Filho (Universidade Federal de Minas Gerais) traz essa reflexão: “No decorrer dos últimos 200 anos, construímos o Brasil que temos hoje, inclusive com o percurso da escolarização. Tornamos este um país escolarizado: passamos de alguns poucos milhares de alunos do momento da Independência para várias dezenas de milhões no início do século XXI.” Ademais, há a publicação da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, que foi lida em 11 de agosto de 2022 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em instituições públicas e particulares que assim concluiu: “Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona: Estado Democrático de Direito Sempre!!!” e a divulgação da Carta de Brasília (28 de julho de 2022) pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência da qual destacamos: “A SBPC reafirma sua convicção de que a educação é um pilar fundamental para o êxito de políticas públicas orientadas ao combate à enorme desigualdade social em nosso país. A ciência é, cada vez mais, o motor do desenvolvimento econômico soberano e um instrumento fundamental para proporcionar melhores condições de vida e trabalho à população brasileira. Sem ciência, nossa sociedade está condenada ao subdesenvolvimento, à submissão e ao atraso social.” O Conselho Editorial da Revista Educação em Questão por empréstimo de Norberto Bobbio (livro Qual democracia?) reforça a defesa intransigente na democracia como ideal de igualdade para todos e dever de justiça social.

Conselho Editorial da Revista Educação em Questão

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.